Pesquisador brasileiro desenvolve dispositivo que detecta autismo em crianças
O projeto auxiliará no diagnóstico medico
Anselmo Frizera Neto, membro do IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, está desenvolvendo um dispositivo que permite diagnosticar crianças com transtorno do espectro de autismo, por meio da “aprendizagem de máquina”. Segundo os pesquisadores, o trabalho visa desenvolver uma ferramenta aberta baseada em tecnologia para auxiliar clínicos no diagnóstico e intervenções terapêuticas para crianças com autismo.
O sistema será alimentado com dados dos pacientes com suspeita da condição e, em seguida, ele avaliará se a pessoa possui ou não a condição. “Em um ambiente monitorado por câmeras e sensores, um robô interage com a criança. Cada reação é avaliada pelo sistema, que indica potenciais sintomas, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, contou o engenheiro. Ele garante que o dispositivo não substituirá o papel dos médicos, mas complementará o diagnóstico.
O engenheiro e sua equipe trabalham com os dispositivos wearable, os quais permitem o indivíduo usar como uma peça de roupa ou acessório do dia a dia.Este tipo de tecnologia ajuda a aumentar a organização, inventiva a prática de exercícios, entre outras funcionalidades. Mas, no projeto de Frizera, o dispositivo poderá acompanhar a evolução clinica dos pacientes, principalmente em idosos, os quais, segundo ele, demandam um cuidado especial.
Graças ao projeto, a equipe conquistou o prêmio “Latin America Research Awards”, da empresa Google, que seleciona importantes pesquisas acadêmicas para investimento de R$ 2 milhões por um ano.
Leia também:
Homem doa esperma para banco de fertilização e 12 crianças nascem com autismo