BIG Natal em Família: 10 tradições natalinas para manter neste ano em casa

Mesmo estando distantes, as tradições em família devem ser mantidas neste ano também. O caminho é adaptar e encontrar formas de manter a proximidade mesmo estando longe fisicamente!

Resumo da Notícia

  • Veja tradições para deixar a comemoração ainda mais especial
  • Conheça outras tradições mundo a fora
  • Entenda como manter a proximidade mesmo de longe

Um pinheiro com enfeites, bolas vermelhas e pisca-pisca, bem no meio da sala. Guirlanda na porta de entrada. Bonecos de Papai Noel pela casa. Uma ceia recheada de comidas gostosas e um brinde à meia-noite. Com certeza uma dessas tradições faz parte do Natal da sua família – e está sendo passada de geração para geração, tornando as reuniões de final de ano muito mais especiais.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

Este ano, vivenciamos um momento diferente, jamais visto nos últimos tempos. A distância física de amigos e família fez com que a gente valorizasse ainda mais a necessidade de estar ao lado de quem mais amamos. Mesmo estando distantes, essas tradições em família devem ser mantidas neste ano também. O caminho é adaptar e encontrar formas de manter a proximidade mesmo estando longe fisicamente!

Afinal, as tradições familiares são importantes para lembrar que cada família é única. Elas trazem a sensação de pertencimento, dão aquela aquecida no coração e nos lembram de onde viemos e o legado que queremos levar para frente.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

E se na sua família ainda não existe um ritual ou ele se perdeu ao longo das gerações, criar uma tradição do zero pode ajudar vocês a encontrar novas maneiras de se relacionar uns com os outros – o que, convenhamos, é essencial nos dias de hoje. Esses hábitos, sejam passados de geração em geração ou iniciados como algo novo na sua família, têm a capacidade de transformar um dia normal em uma memória que durará anos, e (tomara!) até gerações. Em parceria com o Hipermercado BIG, separamos 10 tradições natalinas para você começar com a sua família:

Faça uma fornada de biscoitos

Cozinhar em família pode ser muito divertido. Peça para que cada um escolha seu sabor favorito e então você vai ter um festival de sabores para durar até o Ano Novo.

(Foto: Getty Images)

Tire uma foto temática

Algumas famílias têm o costume de fazer fotos várias vezes ao ano, mas se esse não é o seu caso, considere o feriado para colocar a câmera no timer e tirar uma foto bem bonita com sua família. Faça clássica, festiva, temática ou até mesmo com os pijamas que combinam! Vai ser uma bela recordação em família.

Dê para cada criança um enfeite

Faça a sua coleção de enfeites para a árvore de Natal – e transforme o momento de montagem da árvore em uma experiência pessoal -, basta dar um novo ornamento para cada membro da família customizar e pendurar cada ano. Ele pode, inclusive, ser feito à mão e escolhido de acordo com os interesses de cada um. Guarde-os para os próximos anos.

(Foto: Getty Images)

Seja voluntário

Garanta que seus filhos saibam que o Natal não é somente sobre ganhar presentes, mas pensar na comunidade também. Muitos lugares servem comida para pessoas sem teto nesta data, você pode levar a família para servir também ou então doar alimentos para um abrigo ou orfanato. Faça a mesma coisa todos os anos e a cada ano um membro da família pode decidir onde quer doar.

Faça uma retrospectiva do ano

Faça um vídeo com as melhores fotos do que você e sua família fizeram durante todo o ano, para até mesmo compartilhar no Facebook. Misture também alguns vídeos, assim, você sempre terá como se lembrar dos melhores momentos de cada ano.

Deixe um lanche para o Papai Noel

Antes de as crianças irem para a cama na véspera de Natal, faça com que eles preparem um prato com aqueles biscoitos que vocês fizeram e um copo de leite. Para as renas, separe algumas cenouras! Peça também para as crianças escreverem um bilhete agradecendo pelo presente.

Tradições natalinas mundo afora:

Irlanda

Por lá, no dia 24 de dezembro, as famílias arrumam a mesa, que é decorada com balas chamadas “Christmas Crackers”. No dia 25, uma pessoa fica em cada ponta e puxa a bala até ela estourar. Dentro tem uma coroa e um brinquedo e quem ficar com a parte da surpresa ganha.

Portugal

Além do clássico bacalhau, outro prato típico é o Bolo Rei, dentro do qual fica um presentinho. Ao cortar os pedaços para os convidados, quem ficar com a surpresa será responsável por fazer o bolo no Natal seguinte. Tipo de brincadeira que as crianças aqui no Brasil iam amar!

(Foto: Getty Images)

Grécia

No dia 24, enquanto nós caprichamos na ceia, lá na Grécia se faz jejum. A comemoração mesmo acontece no dia 25. Já os presentes só chegam 31 de  dezembro. Outra curiosidade é que os gregos enfeitam os barcos em vez de árvores!

Austrália

Como lá é verão, a  festa fica por conta de um piquenique ao ar livre. Misturada às tradições típicas de Natal, como o peru, a refeição traz comida aborígene, com direito a canguru.