Família

Casal de surdos tem o parto da filha narrado por intérprete de Libras: “Emoção que não consigo explicar”

Nani acompanhou os dois durante toda gestação

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Claudinei Souza Melo e Alani Cistina Alves Melo são os pais da Elaine e também são surdos, mas graças a uma intérprete de Libras puderam acompanhar todo o pré-natal e também sentir todos os momentos do parto, inclusive o primeiro choro da menina.

Eles namoraram por três anos antes de decidirem ser pais, eles conversaram com o site Razões Para Acreditar e contaram um pouco de como foi a experiência de ter a preparação durante a gestação e também o parto narrados por Nani Oliveira, a intérprete de Libras.

Os pais surdos tiveram ajuda de uma tradutora de Libras (Foto: Reprodução/Facebook Ache Notícias Catanduva & Região)

O fato de os dois serem surdo sempre foi uma preocupação em relação a maternidade, mas eles superaram esse medo e seguiram em frente para realizar o sonho de Alani de ser mãe. “Ela tinha vontade de ter filhos, principalmente, uma menina. Então, nós conversamos e esperamos um pouco. Depois, decidimos tentar”, conta Claudinei.

O casal que mora em Catanduva, interior de São Paulo, teve a ideia de contratar a Nani depois de um curso para “mães de primeira viagem”. Eles perceberam que poderia ser importante ter uma pessoa que poderia fazer “a ponte” entre eles e os médicos.

Todo o processo de pré-natal foi feito no mesmo hospital em que o parto foi feito e a Nani falou sobre esse trabalho tão especial. “Foi uma emoção que não consigo explicar, não encontro palavras. Só sei que vai ser uma experiência que levarei para minha vida toda”, disse a intérprete.

Matheus Schuerewegen, diretor de desenvolvimento do hospital, também comentou sobre o momento inédito. “A presença do profissional foi bem interessante porque ele conseguiu facilitar o trabalho da equipe médica explicando o que estava acontecendo para aos pais. Ao mesmo tempo, transmitir a emoção do parto e do primeiro choro”.

“Trouxe segurança e mais tranquilidade durante a cirurgia. Ela me ajudou e me acalmou. Quando a criança estava perto de nascer, ela foi traduzindo o que estava acontecendo”, contou a mãe. Se a criança também pode ter alguma deficiência na audição, é muito cedo para dizer, mas eles saberão em breve.

Leia também: 

Casal surdo brasileiro decide adotar criança com surdez

Como saber se o bebê tem deficiência auditiva? 

Como são as conversas entre uma bebê surda tagarela e sua mãe? Você precisa ver esse vídeo