Família

Estudo aponta que teste auditivo pode ajudar no diagnóstico de autismo

O estudo ajuda no diagnóstico - iStock
iStock

Publicado em 13/11/2020, às 14h59 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Uma descoberta feita por pesquisadores da Miami University e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, pode contribuir para o diagnóstico precoce do autismo. De acordo com o estudo, publicado no periódico Autism Research no dia 2 de novembro, foi descoberto que os testes auditivos feitos em recém-nascidos são capazes de detectar indicadores do autismo.

O estudo ajuda no diagnóstico (Foto: iStock)

Como apontado pelos pesquisadores, esses testes já são mundialmente aplicados para diagnosticar perdas auditivas assim que o bebê nasce. Aqui no Brasil, ele é mais conhecido como o Teste da Orelhinha. O utilizado no estudo, chamado ABR (Auditory Brainstem Response, em português, “Resposta Auditiva do Tronco Cerebral”), avalia a capacidade do ouvido interno e do cérebro em responder ao som do ambiente.

Para fazer a descoberta, os pesquisadores pegaram bancos de dados de bebês nascidos da Flórida (EUA) com deficiência auditiva diagnosticada por meio do teste. Eles analisaram cerca de 140mil gravações auditivas dos recém-nascidos e compararam essas gravações dom dados registrados pelo Departamento de Educação da Flórida, que tem informações de crianças com deficiência no desenvolvimento.

Após a análise, eles localizaram 321 crianças que fizeram o teste quando nasceram e, mais tarde, foram diagnosticadas com autismo, mas já na idade pré-escolar. Foi aí que descobriram que os bebês que foram diagnosticados com autismo tiveram respostas cerebrais mais lentas aos sons durante os testes. Essa descoberta, como apontado pelos pesquisadores do estudo, pode indicar uma direção promissora em como os testes de audição podem ser utilizados para o diagnóstico preciso de autismo após o nascimento.

Essa descoberta também ajuda a fazer o diagnóstico precoce e, como apontado pelo autor principal do estudo e pesquisador da Harvard Medical School, Oren Miron, esse diagnóstico precoce é essencial para que as intervenções médicas tenham maior resultado no desenvolvimento infantil. Depois da descoberta, os pesquisadores pretendem adicionar novas ferramentas para que o teste seja capaz de diagnosticar, também, outras deficiências no desenvolvimento.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Leia também

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar mostra detalhes da gestação - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti