Mãe também é gente: sinais de que você precisa cuidar mais de si (e como fazer isso)

Para conseguir dar conta de todas as tarefas e ter uma vida mais feliz, é preciso aprender a olhar para si. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a fazer isso

Resumo da Notícia

  • Para conseguir dar conta de todas as tarefas e ter uma vida mais feliz, é preciso aprender a olhar para si
  • Veja sinais de que você precisa cuidar mais de si
  • Entenda como fazer isso na prática

Todos nós sabemos que podemos cuidar melhor dos outros se cuidarmos de nós mesmos primeiro. Mas na prática, nem sempre é assim. No avião mesmo, a recomendação da comissária de bordo é cobrirmos a nossa boca com a máscara antes de ajudar a pessoa ao nosso lado. É claro que faz sentido. Precisamos dar o nosso melhor para oferecer o melhor às pessoas que amamos.

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Sinais de que você precisa cuidar mais de si (e como fazer isso) (Foto: Getty Images)

Mas saber tudo isso não facilita. Mesmo sabendo que o autocuidado deveria ser a prioridade número 1, nem sempre acontece assim. Às vezes, você precisa dar um passo para trás, olhar o que está acontecendo e fazer mudanças. Algum desses sinais é familiar para você?

Você não está fazendo tudo

Há dois motivos pelos quais as pessoas geralmente não conseguem concluir tudo na lista de tarefas. A primeira é que a lista está muito longa. E a segunda é que você simplesmente não está conseguindo fazer as coisas que normalmente conseguia por estar sobrecarregada.

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Você está frequentemente cansada ou doente

Há momentos em que doenças vêm por vários motivos, é claro. Mas às vezes o cansaço e a moleza aparecem porque você não está tomando os cuidados básicos e necessários para seu corpo funcionar. Não dormir o suficiente, não comer alimentos saudáveis ​​e não relaxar o suficiente podem fazer com que você se sinta mais vulnerável às doenças.

Você não tem mais nenhuma paciência

Quando se conversa com outras mães ou profissionais sobre a falta de paciência e como seus filhos estão te deixando louca, não demora muito para o tópico “tempo para si” aparecer. Afinal, como ficar calma e relaxada quando não se sobra tempo para recarregar as energias?

Como fazer de VOCÊ uma prioridade

Acostume-se a dizer NÃO! Adquira o hábito de dar uma resposta padrão a qualquer convite, não importa quem pergunte ou quando. “Preciso verificar minha agenda, mando uma mensagem quando estiver em casa”. Isso lhe dá tempo para pensar se realmente deseja dizer sim ou não. Dê um passo adiante, lembrando que sempre que você diz sim para uma coisa, você está dizendo não para outra. Diga sim a VOCÊ com mais frequência, dizendo não às coisas que realmente não importam.

Transforme tarefas em tempo “para mim”. É preciso aspirar a casa e lavar a louça e limpar os banheiros e … Isso não vai mudar. O que pode mudar é a maneira como você executa essas tarefas. Você pode transformar essas necessidades em um momento pra você. Quem sabe ouvir uma música ou um podcast?  Não há razão para que você não possa desfrutar de algo incrível enquanto lava o banheiro.

Deixe-os ajudar! Parte do motivo pelo qual as mães não têm tempo para si mesmas é que elas insistem em fazer tudo sozinhas. É preciso saber dividir: parceiros e crianças podem – e devem – fazer parte da divisão das tarefas domésticas!

Programe-se para algumas noites românticas. Lembra de como era a vida alguns anos atrás, quando passar tempo com seu parceiro era exatamente o que você precisava? Divertir-se, relaxar e se conectar com seu parceiro é uma forma importante de cuidar de você. Não se deixe levar pela ideia de que você precisa arrumar uma babá, se vestir bem e gastar muito dinheiro – alguns dos melhores encontros noturnos acontecem em casa.

Existem muitas maneiras de se tornar uma prioridade. O que você vai fazer hoje para cuidar de você?

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