Publicado em 22/01/2021, às 10h26 - Atualizado em 03/02/2021, às 10h15 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Nesta sexta-feira, 22 de janeiro, o governo de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde para anunciar medidas mais restritivas no Plano São Paulo. O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, informou que a região metropolitana regrediu para a fase laranja para o combate da pandemia.
Além disso, Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento, disse que nos dias de semana, entre as 20 horas da noite e 6 horas da manhã nos dias úteis, e aos finais de semana e feriados (o dia inteiro), a cidade fique na fase vermelha, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais. Shoppings, bares, restaurantes, cinemas, salões de beleza, academia e comércios estarão fechados. As medida passam a valer a partir da próxima segunda-feira, 25 de janeiro, até o dia 7 de fevereiro. Nenhuma região será classificada nas fases amarela e verde até 8 de fevereiro. “Em 28 dias, o estado poderia ter um esgotamento de leitos UTI Covide por isso, essas medidas estão sendo tomadas, podendo ocorrer um colapso”, comenta a secretária.
“Sem vida não há economia. Precisamos cuidar primeiro das pessoas para que elas possam ir a shoppings, parques, restaurantes e outras áreas de lazer”, explicou o governador João Doria. “As autoridades cederam e voltaram a abrir aquilo que deveria ser mantido fechado. O resultado foi um aumento intenso de pessoas infectadas e infelizmente, que foram a óbito. São Paulo não vai ceder, São Paulo vai proteger”, completou.
A medida foi tomada a partir do aumento do número de casos, mortes e utilização de leitos de UTI, que está atingindo o limite nos municípios. Devido as aglomerações de fim de ano, o avanço da doença já era esperado. Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde, chegou a antecipar a CNN que o pior momento ainda não chegou, estimando que um pico ocorra no início de fevereiro. “Desde o dia 26 de fevereiro (de 2020), São Paulo segue a orientação dos médicos e os caminhos para salvar vidas”, lembrou João Doria durante a coletiva de imprensa.
As regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Taubaté, Franca e Barretos estão na fase vermelha. As demais localidades de São Paulo, seguem na fase laranja. João Gabbardo, diretor do Centro de Contingência, reforçou que no Brasil, acontece 1 óbito a cada seis minutos pelo novo coronavírus.
Jean Gorinchteyn, Secretário da Saúde, informou que tivemos uma aceleração da pandemia, com um aumento de casos e óbitos e um aumento amplo da curva. Em um período de 45 dias, tivemos os mesmos números de uma dinâmica de cinco meses.
Para o tratamento dos casos, será reaberto o hospital de campanha de Heliópolis, além de 24 leitos de UTI no dia 25 de fevereiro e 756 leitos em hospitais de São Paulo, sendo 306 de UTI. Ao todo, 78 mil pessoas já foram vacinadas no estado. “Nós precisamos e estamos aumentando o número de leitos e de enfermaria para garantir assistência aos pacientes com Covid, mas precisamos adotar medidas emergenciais”. Serão canceladas as cirurgias eletivas, mas em casos de urgência serão mantidas.
O início das aulas presenciais em São Paulo será suspensa e a obrigatoriedade física em sala de aula nas fases vermelha e laranja não acontecerá. O anúncio foi feito pelo governador do estado de São Paulo, João Doria. A volta às aulas estava prevista para acontecer em 1º de fevereiro.
A presença dos alunos não será obrigatória durante estas fases na rede pública de ensino estadual. A partir de 1 de fevereiro, a escolacontinuará com a formação de professores e a comunicação com as famílias sobre a importância da volta e o que será ofertado durante este momento. O início do ano letivo na forma híbrida começa em 8 de fevereiro na rede estadual.
Mesmo durante a fase vermelha e laranja, vale lembrar que as escolas poderão funcionar normalmente, mas as famílias não possuem a obrigatoriedade de enviar os filhosneste momento. “A família poderá optar se deseja ou não mandar a criança, mas quando chegar na fase amarela, haverão novas informações”, comentou o secretário da educação, Rossieli Soares.
Ainda segundo o secretário, a mudança da data foi alterada para que os profissionais de educação e as famílias tenham uma semana a mais de preparação. “O governo tomou a decisão de adiar o início das aulase suspender a obrigatoriedade presencial dos alunos na rede pública de ensino. Devido exatamente ao crescimento da pandemia, a Secretaria Estadual de Educação está suspendendo a obrigatoriedade da presença físicas dos alunos, conforme estava planejado anteriormente, em sala de aula nas fases laranja e vermelha do Plano São Paulo”, explicou o governador do estado João Doria, sobre a decisão.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita