Você está usando a máscara da forma certa? Veja 6 dicas e não erre na proteção

Durante a pandemia do coronavírus é muito importante usar máscaras para nos mantermos seguros ao vírus

Resumo da Notícia

  • Durante a pandemia do coronavírus é muito importante usar máscaras
  • Muitas pessoas cometem erros ao usá-las
  • A revista Parents separou os 6 dicas de como usar as máscaras da maneira correta
Artista faz própria máscara. (Foto: Getty Images)

Durante a pandemia do coronavírus é muito importante usar máscaras para nos mantermos seguros ao vírus. Acontece que muitas pessoas cometem erros ao usá-las. É importante ressaltar que não basta colocar um pano no rosto, os cuidados ao manuseá-las é essencial.

-Publicidade-

Com intuito de deixar as pessoas mais informadas, a revista Parents separou os 6 dicas de como usar as máscaras da maneira correta.

1. Use uma máscara com várias camadas de tecido
Se você resolver fazer sua própria máscara entenda que as máscaras de pano devem incluir várias camadas de tecido para a melhor proteção, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) . Um estudo publicado pela American Chemical Society descobriu que camadas adicionais de tecido aumenta aumentam a eficácia no bloqueio de partículas transportadas pelo ar e materiais como algodão de alta contagem de linhas, oferecem filtragem ainda melhor.

-Publicidade-
Faça máscaras com várias camadas de tecido (Foto: Getty Images)

2. Não use uma máscara ao redor do rosto
Usar máscara para ficar em cima do queixo não resolve nada! Mesmo uma máscara feita com os melhores materiais de proteção, só é eficaz se for utilizada da maneira adequada. O mesmo estudo constatou que as lacunas nas bordas das máscaras podem diminuir sua eficiência em mais de 50%. Para o melhor ajuste, uma máscara facial deve cobrir completamente o nariz e a boca.

3. Adicione um filtro à sua máscara
Um filtro fornece uma camada extra de proteção que pode ajudar sua máscara a capturar partículas no ar. Você pode usar uma variedade de materiais domésticos como um filtro caseiro de máscara facial , incluindo toalhas de papel, filtros de café e meias de nylon. Antes de adicionar um filtro à sua máscara, verifique se você pode respirar pelo material para garantir que o ar passe pelo filtro em vez de contorná-lo. Coloque o filtro entre as camadas de tecido e verifique se ele é removível para poder descartá-lo e substituí-lo após cada uso.

4. Não toque no rosto enquanto usar uma máscara
Tocar o rosto pode transferir germes das mãos para a boca ou para o nariz e aumentar as chances de adoecer; portanto, tente não mexer na máscara quando ela estiver ligada. Ao remover a máscara, evite tocar na parte do tecido (onde os germes podem ficar presos) e manuseie-a apenas pelos elásticos. Lave as mãos imediatamente depois.

5. Lave a máscara frequentemente
As máscaras de tecido devem ser lavadas com freqüência (de preferência após cada uso) para livrar-se dos germes. Você pode higienizar sua máscara de pano jogando-a na máquina de lavar ou lavando-a à mão com água morna e detergente. Evite usar produtos químicos agressivos, como água sanitária ou água oxigenada, que podem degradar as fibras do tecido e diminuir a eficácia da máscara. Se a sua máscara for descartável, você deve descartá-la imediatamente após o uso.

6. Não substitua as medidas de proteção
Simplesmente usar uma máscara facial não significa que você esteja completamente protegido de germes (ou isento de espalhá-los para outras pessoas). Os meios mais eficazes de proteção contra o coronavírus ainda estão mantendo distância social e lavando frequentemente as mãos. E, como sempre, fique em casa se estiver doente.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

    -Publicidade-