Saúde

Ministério da Cidadania faz campanha de combate às drogas com foco nos jovens

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece entre os dias 24 e 28 de junho

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

O lema da campanha é :”Você nunca será livre se escolher usar drogas” (Foto: Getty Images)

O ministério da cidadania lançou nesta terça-feira, 25 de junho, uma campanha nacional de prevenção ao uso de drogas. A força tarefa está nas televisões, no rádio, nas escolas e em lugares de grande movimentação para sensibilizar e atingir adolescentes e jovens.

A campanha é voltada para adolescentes entre 14 e 18 anos e, além de tentar impressionar e conscientizar sobre os males do uso de entorpecentes, tem como ideal informá-los sobre as melhores escolhas para um futuro saudável e com qualidade de vida. As peças publicitárias estão sendo lançadas durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece entre os dias 24 e 28 de junho. Serão realizados eventos e palestras por todo o país para discutir o tema.

Com o lema “Você nunca será livre se escolher usar drogas“, as publicidades na TV, no rádio, nas redes sociais, nas escolas e em lugares de grande circulação, como shoppings e metrôs, colocam os jovens como protagonistas das próprias histórias. A ideia é que eles estão no comando e podem adotar comportamentos de prevenção e autocuidado. Em contrapartida, as pessoas que usam drogas podem perder o direito de escolha e ficar impedidas de realizar seus sonhos, devido à dependência química.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destaca que a campanha está sendo transmitida em um momento de grave crise causada pelas drogas no país. “A epidemia de drogas vem acompanhada de uma epidemia de violência. Estamos em uma situação grave, violenta e em que o único caminho que temos para enfrentar isso, além da repressão da violência, é fazer com que diminua o consumo de drogas e a quantidade de drogas na rua para a nossa juventude”, disse o ministro.

De acordo com o secretário de Prevenção e Cuidados ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, a iniciativa é só o começo de um trabalho contínuo. “O que realmente precisamos é criar um grande movimento de prevenção ao uso de drogas. Então, o que o fazemos agora é dar início às ações, que tem como objetivo uma grande ação na área de prevenção no Brasil, colocando esse tema na agenda nacional”, explica.

Saiba mais sobre a campanha:

www.cidadania.gov.br/drogasdiganao/

Leia também: 

Livro do dia: A Droga da Obediência

Sem neura! Você precisa estar preparado para falar com seus filhos sobre as drogas

Programa “Criança Feliz” é reconhecido nos Estados Unidos durante palestra em Harvard