Criança

Saiba como cuidar da saúde nas férias e garantir uma viagem sem sustos

As férias estão chegando e a saúde é um tópico mais do que importante para esse momento, confira dicas de como manter seu filho saudável para aproveitar melhor os dias livres

Gabriela Bertoline

Gabriela Bertoline ,filha de Maria José e Marcel

Durante uma viagem de férias é mais do que imprescindível fazer um check-up (Foto: Getty Images)

Chegando nas férias o que a gente mais quer é estar saudável para aproveitar e curtir com os amigos e família. Nada melhor do que aproveitar os dias livres para relaxar, mas o que pode tornar esse período mais tranquilo em um verdadeiro desastre é a saúde, se ela não estiver em dia. É mais do que comum ouvir histórias de pessoas que viajaram e encontraram pelo caminho uma gripe mais forte ou um problema gastrointestinal, entre outros desconfortos que podem ser causados desde as mudanças de clima até a alimentação não saudável.

Essas situações fazem com que a família acabe não aproveitando a viagem por completo. E todo o passeio termina em frustração para as crianças e para os pais que ficam nessa situação. Para não passar por esse aperto, existem algumas dicas para que você siga e viaje sem preocupações. 

Faça um check-up antes de viajar

Quando estiver se programando a viagem, aproveite para fazer uma visita a um médico e verificar se a saúde de toda a família está em dia e se podem viajar. Se você fizer o uso de algum medicamento, peça também para que o profissional prescreva uma receita para o período em que vai ficar fora. É ideal também providenciar um kit com remédios para dor, pomadas para picadas de insetos, spray antissépticos, vitaminas e todos aqueles que achar necessário e pode precisar durante o tempo fora.

Cuidados com a alimentação

Na maioria da vezes, é difícil manter uma alimentação saudável durante uma viagem. Porém, é imprescindível tentar seguir uma dieta rica em nutrientes e vitaminas. Um outro ponto para ficar de olho é a procedência dos alimentos e a limpeza dos estabelecimentos onde você e sua família vão comer. Fazendo isso e se mantendo bastante hidratado, principalmente as crianças, não tem erro, será difícil a imunidade ficar baixa e surgir alguma doença que atrapalhe a viagem.

Contrate um seguro viagem

O seguro viagem garante tranquilidade para a família toda em qualquer destino de viagem, seja nacional ou internacional. O que facilita mais ainda caso seja necessário uma cobertura médica, pois com o seguro de vida incluso no pacote o processo será mais prático.

Nesses dias que você vai ficar fora faça um kit de primeiros socorros (Foto: Shutterstock)

Verifique o clima

Leve sempre em consideração se o destino é tropical, se faz muito frio ou muito calor. As temperaturas mais altas favorecem os insetos e uma exposição maior ao sol. Por isso, não esqueça o repelente e o filtro solar. Já nas temperaturas mais baixas, infecções respiratórias são mais comuns, pela aglomeração de pessoas em lugares fechados. A dica para fugir de gripes e resfriados é lavar sempre muito bem as mãos e utilizar álcool em gel. 

Vacinação em dia

É muito importante verificar a carteira de vacinação das crianças e dos pais antes da viagem. Muitos destinos pedem um certificado específico de vacinas para entrar no país. Uma outra opção para se proteger, é pesquisar se o local está passando por algum tipo de epidemia, assim fica mais fácil de e tranquilo de se viajar.

Não se esqueça do motivo principal de viajar, passar um tempo ao lado da família, dos filhos, brincando, se divertindo e também relaxando, para que isso aconteça, faça um checklist e veja se sua saúde e da sua família estão em dia.

Leia Também:

Muito além do Halloween: conheça os benefícios da abóbora para a saúde

Conheça todos os benefícios do coco para a saúde da sua família

Universal Studios anuncia novo parque em Orlando e novidade promete melhorar ainda mais suas férias