Conheça todos os benefícios do coco para a saúde da sua família

O coco é uma fruta que pode ser aproveitada quase que por inteiro, da polpa à água e até a casca!

Além de deliciosa, o coco é uma fruta muito nutritiva (Foto: Getty Images)

Ótima opção para consumir à beira do mar ou piscina, o coco é uma fruta com nutrientes em abundância e, o melhor, é possível aproveitar desde a polpa, até a casca! Popularizado no país especialmente por sua água, que é muito nutritiva e hidratante, o coco virou matéria-prima para outros produtos que podem ser usados na cozinha e mesmo fora dela, como óleo, por exemplo. 

Além de carboidrato, vitaminas e propriedades antioxidantes, o alimento é rico em ácido láurico, um componente fundamental para o sistema imunológico e que, além do coco, só é encontrado em grandes quantidades no leite materno. A polpa da fruta ainda tem gorduras boas, que estimulam o HDL (que é o colesterol bom) e fornece energia de forma rápida e dá sensação de saciedade.

Versátil, a fruta pode ser usada em preparações salgadas, como o vatapá e as moquecas; e em doces, como na cocada branca ou queimada, no quindim, e o famoso beijinho feito com leite condensado e coco.

 

Multiúso

É possível aproveitar tudo (mesmo!) do coco, se liga nessas opções:

-Água

 

(Foto: Getty Images)

Rica em vitaminas e minerais como magnésio e potássio, ainda possui ação diurética, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e inchaço.

 

-Óleo

Reduz o apetite e contribui para a perda de peso. Além disso, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, o que ajuda a proteger a saúde do coração.

 

-Polpa

(Foto: Getty Images)

Tem alta concentração de potássio, que é o mineral mais perdido no suor, e ajuda no relaxamento do músculo. Por isso, é boa fonte de energia rápida.

 

Informação nutricional em 100 gramas (fonte: Taco)

Calorias: 406,5 kcal

Proteína: 3,7 g

Carboidratos: 10,4 g

Fibras:5,4 g

 

Leia também:

Saiba como preparar um brigadeiro de coco sem chocolate: gostoso, fácil e saudável!

Papinha de frutas na introdução alimentar

Conheça 4 frutas que dão bastante energia para seu filho