Bebês

Mulher dá à luz filho biológico de três pessoas e gera polêmica

Os médicos responsáveis acreditam que estão "fazendo história na medicina"

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

A nova técnica de reprodução humana une o material genético dos pais e doador (Foto: Getty Images)

Uma mulher de 32 anos deu à luz na Grécia na última terça-feira (09) um bebê que contém DNA de 3 pessoas. Cientificamente, isso faz com que a criança tenha três pais biológicos.

O bebê é fruto de uma técnica experimental de fertilização in vitro realizada com o objetivo de fazer a mãe, que tinha problemas de infertilidade, poder gerar uma criança que tivesse parte de seu DNA.

Para isso, o óvulo da mãe foi mesclado com o óvulo de uma doadora e fertilizados com o esperma do pai. A ideia era que a mistura laboratorial das células femininas ajudassem famílias afetadas por doenças mitocondriais fatais, transmitidas da mãe para o bebê.

Como resultado, é esperado que as células da doadora neutralizem a disfunção das mitocôndrias da mãe, não transmitindo assim o distúrbio para o bebê.

Os médicos responsáveis pelo caso acreditam que estão “fazendo história na medicina”, mas há especialistas que discordam e acreditam que este tipo de procedimento, conhecido popularmente como “neném de três pais”, não deveria ser feito.

Mesmo que o objetivo seja permitir que a mãe tenha a chance de gerar o filho e evitar que a criança desenvolva o distúrbio nas mitocôndrias, que responsáveis por converter alimento em energia, alguns especialistas acham arriscado.

O tratamento tinha sido realizado uma única vez anteriormente, na Jordânia, em 2016, no caso de uma mulher portadora do gene da síndrome de Leighe causou polêmica.

No caso mais recente, o bebê nasceu saudável, pesando 2,9 kg e tem o DNA dos pais e da doadora do óvulo.

Leia também:

Mãe dá à luz quadrigêmeos sem precisar de fertilização in vitro e confessa: “Fiquei aterrorizada”

Inseminação artificial x Fertilização in vitro: qual a diferença?

Fertilização in vitro cresceu 149% nos últimos cinco anos no Brasil

Nasce bebê que é filho biológico de três pessoas: “Neném de três pais”

Nasce na Grécia bebê que tem três pais biológicos

Bebê filho de três pais biológicos nasce na Grécia em meio a polêmicas