Criança

Conheça o novo projeto Ciranda e veja como o aprendizado do seu filho pode ser diferente

Alinhado com a BNCC, o projeto busca trazer uma forma diferente de se enxergar a escola

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

O Ciranda está sendo reeditado (Foto: Divulgação)

Todo mundo sabe que quanto mais divertida e dinâmica a aula, mais as crianças podem se interessar pelos assuntos trabalhados em classe. Por isso mesmo, o Mathema, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está lançando a reedição do Projeto Ciranda.

Um material didático voltado para crianças de três a cinco anos de idade, pensado para o desenvolvimento pessoal e criativo da criança. Por isso, usa como base as próprias vivências dos alunos, guiados pelos professores em sala de aula.

O Ciranda foi pensado, planejado, criado e desenvolvido para que os alunos não vejam a escola como apenas um lugar que elas vão para escutar os professores, mas sim para que possam enxergar um ambiente com fantasia. E para isso, a Mathema seguiu alguns princípios.

  • Respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.
  • Interações por meio da participação e inserção da criança nas mais diversas práticas sociais, desde os cuidados pessoais, a percepção e a relação com o outro até as práticas da leitura, da experimentação e da criação.
  • Brincar, como espaço privilegiado para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema, também falou um pouco sobre o projeto que busca se basear nas vivências e experimentações para dar um melhor sustento para o aprendizado. “Abraçamos o desafio de adaptar nosso material e desenvolvemos um projeto ainda mais completo e inovador, entendendo que a educação não se dá apenas por transmissão de informações, mas pela produção de sentidos e significados por parte de quem aprende”.

Você também pode ter mais informações sobre o Mathema no próprio site do projeto.

Leia também:

Virou lei! Todas as escolas terão que dar educação socioemocional para as crianças 

Professora finalista do ‘Nobel de Educação’ diz que filha a inspirou: “Vontade de transformar o mundo”

Abraham Weintraub: saiba quem é o novo ministro da Educação do governo