Criança

Dinamarca ensina empatia para crianças nas escolas

Desde 1993 o sistema educacional inclui aulas obrigatórias de empatia

Maria Luiza Cardone

Maria Luiza Cardone ,Filha de Carla e Luiz

Dinamarca ensina empatia para as crianças (Foto: Reprodução)

A Dinamarca está evoluindo cada vez mais em educação. A bola da vez foi ensinar as criança sobre empatia sem precisar de competição para isso. Desde 1993 o sistema educacional inclui aulas obrigatórias de empatia – capacidade psicológica  de perceber o que sentiria uma outra pessoa, caso você estivesse no lugar dela.

Na sala de aula, os alunos desenvolvem três importantes componentes para a matéria: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. No componente afetivo elas aprendem a partilhar e a compreender o estado emocional de outros e no cognitivo, sobre a capacidade de deliberar sobre os estados mentais das outras pessoas.

Dinamarca ensina empatia para as crianças (Foto: Reprodução)

As aulas são chamadas de “Klassens tic” e durante elas, os alunos falam sobre os próprios problemas pessoais ou de outras pessoas. Enquanto isso, o restante da turma conversa com o professor maneiras de resolver essas problemáticas.

A matéria é voltada para estudantes de seis a dezesseis anos. Os dinamarqueses garantem que essa tarefa é de suma importância para o aprendizado do trabalho em equipe. Atualmente, cerca de sessenta por cento da grade escolar é composta por atividades em grupo.

Nessas aulas, não há nenhum tipo de recompensa ou prêmio. Os alunos estão focados em desenvolver seu “eu interior”, principalmente, por acreditarem que é preciso ter educação para alcançar a felicidade. Em vez de ensinar o jovem a ser melhor que o colega, o currículo dinamarquês se concentra no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e talentos.

Fique por dentro das novidades no canal Pais&Filhos:

Leia também:

Autismo: o que é, diagnóstico, sintomas e tratamento 

Criança autista escreve poema sobre como é conviver com o autismo 

Mãe deixa filho autista viajar sozinho e atitude de passageiro surpreende