Doença de Kawasaki que afeta crianças não está relacionada ao coronavírus, diz estudo

A nova doença está sendo chamada de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica temporariamente associada ao Sars-CoV-2 e afeta crianças mais velhas, com cerca de 9 anos

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores europeus notaram o surgimento de uma nova síndrome inflamatória em crianças com Covid-19
  • Eles acreditavam que esta inflamação era parecida com a doença de Kawasaki
  • A pesquisa foi realizada pelo o Imperial College London, na Inglaterra, e mostra que os sintomas não são totalmente iguais
  • A doença está sendo chamada de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica temporariamente associada ao Sars-CoV-2
Eles acreditavam que esta inflamação era parecida com a doença de Kawasaki (Foto: reprodução / Metrópoles)

Durante o avanço das pesquisas sobre o novo coronavírus, pesquisadores europeus notaram o surgimento de uma nova síndrome inflamatória em crianças com Covid-19. Eles acreditavam que esta inflamação era parecida com a doença de Kawasaki e que o vírus levasse ao desenvolvimento do problema pediátrico.

-Publicidade-

Mas, na última segunda-feira, 8 de junho, o Journal of the American Medical Association publicou um estudo que afirma que a condição observada nas crianças com Covid-19 não é a mesma.

Casos de crianças com a rara doença de Kawasaki, aumenta durante a pandemia (Foto: Reprodução/ The Sun)

A pesquisa foi realizada pelo o Imperial College London, na Inglaterra, e mostra que os sintomas não são totalmente iguais aos da doença de Kawasaki, que costuma aparecer antes dos 5 anos de idade. A doença está sendo chamada de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica temporariamente associada ao Sars-CoV-2 (PIMS-TS, na sigla em inglês).

-Publicidade-

“Nossa análise mostrou que esta é realmente uma nova condição. Quando não tratada, existe o risco de complicações graves em crianças muito doentes, mas com a identificação e o tratamento precoces, o prognóstico é excelente”, disse, Julia Kenny, uma das pesquisadoras, em comunicado.

Além disso, os pesquisadores falaram sobre os próximos passos do estudo: “Um próximo passo importante será revisar nossos dados no contexto de outros estudos publicados em todo o mundo. Isso ajudará a informar as diretrizes de gerenciamento e a refinar ainda mais a definição de casos”, concluiu Alasdair Bamford, coautor da pesquisa.

Entenda as diferenças

Segundo a revista Galileu, “A doença de Kawasaki é uma vasculite que faz com que a artéria coronária da criança não se desenvolva conforme o crescimento. Como resultado, esse vaso sanguíneo fica pequeno demais para o coração e menos sangue do que o necessário chega ao órgão.” Já a “A PIMS-TS afeta crianças mais velhas, com cerca de 9 anos, e causa dores abdominais, diarreia e febre persistente”.

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.

 

-Publicidade-