Família

89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo

89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 07/07/2020, às 17h33 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo (Foto: Getty Images)

Um estudo realizado pela Associação Paulista de Medicina apontou que 89% dos médicos creem que  haverá uma nova onda de coronavírus no Brasil. Destes, 9.4% compreendem que será ainda mais grave; 37,3%, igualmente grave; e 42,3%, menos grave. A pesquisa foi feita entre os dias 25 de junho e 2 de julho e é a terceira edição de pesquisas sobre os problemas e carênciasdos médicos no enfrentamento à Covid-19 e eventuais reflexos na assistência aos pacientesinfectados.

O estudocontou com a participação de 1.984 profissionais de todo o País, respondendo espontaneamente ao questionário estruturado online, via plataforma Survey Monkey. 60% dos profissionaisque responderam o questionário trabalham em hospitaise/ou unidades de saúde que atendem pacientes com coronavírus. Destes, 76,3% atendem, em média, 20 ou mais pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 por dia, sendo que 53% têm sob sua responsabilidade até 5 enfermos. Quatro em cada dez dos médicospesquisados já acompanharam pacientes que vieram a falecer com suspeita ou confirmação de coronavírus.

Somente 28% deles, no entanto, se dizem plenamente capacitados para atender casos de Covid-19, em qualquer que seja a fase do tratamento. 72% admitem não ter conhecimentos aprofundados. Por isso, talvez, 57,2% façam papel de autodidatas e busquem informaçõescientíficas diretamente na literatura médica. Aliás, quando o tema é acesso a fontes de capacitação, 46% se atualizam via canais do Ministério da Saúde, 44,3% com as associações médicas e 43,4% citaram hospitais privados como fonte de informação.

Os médicos também responderam sobre a questão psicológica durante o enfrentamento da doença. 19% registram estar com mais medo de ser infectado agora do que no início da pandemia; 49,7% mantêm o mesmo nível de temor e 31,3% hoje acusam menos medo do que quando começou a pandemia. No geral, quando se diz respeito ao dia a dia do ambiente do trabalho, 63% se mostram apreensivos com a situação na qual estão vivendo

Isso já está refletindo na saúde desses profissionais. Sintomascomuns à Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional estão se tornando frequentes entre os médicos que cuidam de pacientes infectados com o novo coronavírus. Além disso, 69,2% disseram sofrer com ansiedade, 63,5% estresse, 50, 2% exaustão física/emocional e 49% sobrecarga.

No que se diz respeito a estrutura física e insumos dos hospitais, 59% dos que responderam a pesquisa disseram que a estrutura não está adequada ou segura. Os participantes comunicam, ainda, falta de aventais, óculos, luvas, álcool gel, entre muitos outros insumos. E o que é crítico: 13,4% acreditam que faltam leitos para pacientes que precisam de internação em UTI.

Pensando no futuro, 94,3% acreditam que provavelmente irão faltar médicos para adequada atenção à saúdeao longo da evolução da pandemia. E 59% têm conhecimento do aumento de problemas de saúde (agravados) por outras causas não relacionadas à Covid-19 em pacientes que deixaram de buscar atendimento em hospitais e consultórios por medo de infecção – especialmente AVC, infarto, câncer, problemas cardíacos e descompensação de doenças crônicas e psiquiátricas.

Os profissionais também comentaram a respeito da propagação de notícias falsas durante a pandemia. 69,2% dizem que as fake news interferem negativamente, pois levam algumas pessoas a minimizar (ou negar) o problema e, assim, a não observar as recomendações de isolamento social e higiene, ou a não procurar os serviços de saúde. Outros 48,9% falam que, em virtude das fake news, pacientes/familiares pressionam por tratamentos sem comprovação científica.


Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Irmão da princesa Diana fala sobre 'sumiço' de Kate Middleton: 'Me preocupo com a verdade'