Família

Dia Nacional dos Profissionais da Educação: a quarentena provou (ainda mais!) o valor deles na vida do seu filho

Sem cobrança, ninguém espera que você vire professor da noite para o dia - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 06/08/2021, às 05h00 - Atualizado em 09/03/2023, às 14h44 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


Do dia para a noite, a rotina da família inteira virou de ponta cabeça com a chegada da quarentena em meio à pandemia pelo novo coronavírus. A suspensão das aulas Brasil afora fez com que as casas virassem novas escolas, professores e alunos se adaptassem aos formatos de ensino à distância, e os pais valorizassem o papel dos educadores mais do que nunca. Apesar do retorno já ter acontecido, os desafios continuam.

Hoje, 06 de agosto, marca o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, voltamos a exaltar esses profissionais que fazem tanto pelas nossas crianças. Acima de tudo, a data existe para incentivar e conscientizar o mundo sobre a importância deles não apenas para o presente mas futuro da sociedade.

Engana-se quem pensa que a educação se limita à escola: trata-se de um exercício contínuo e diário muito mais amplo. Nos últimos meses, pais e mães tentam equilibrar o trabalho, seja em casa ou fora de casa, com a educação dos filhos pequenos. A quarentena chegou para mostrar o papel fundamental dos profissionais da educação na vida, presente e futuro das crianças. 

Sem cobrança, ninguém espera que você vire professor da noite para o dia (Foto: Shutterstock)

Diferentemente do que se pensava antes, as tarefas do profissional da educação não se restringem apenas a ensinar e passar conhecimento adiante. Ele é, principalmente, o responsável por propiciar a autonomia dos estudantes diante dos desafios da vida. Para isso, incentiva a criança a trilhar, com os próprios pés, o caminho até o conhecimento. O professor intervém, estimula e gera oportunidades, representando uma ponte entre a criança, as descobertas e os saberes.

De mãos dadas

Mas a família também tem um papel essencial na educação das crianças, ensinando os valores sociais, éticos e morais. Roberta e Taís Bento, mãe e filha, nossas colunistas e embaixadoras, especialistas em educação e fundadoras do SOS Educação, entendem que a escola deve ser vista como uma verdadeira rede de apoio, mas também é preciso que os adultos percebam o seu papel nessa relação. Assim, podem pensar estratégias juntos para melhorar o ensino de forma geral. “A escola é o espaço mais seguro longe dos pais para que isso seja feito”, pontua Roberta.   

Como sempre reforçamos na Pais&Filhos, acreditamos que apenas juntos é possível formar famílias mais felizes. As especialistas enfatizam que com essa parceria, as crianças conseguem desenvolver as três competências essenciais para enfrentar o mundo: senso de responsabilidade, autoestima e capacidade de lidar com a frustração. Muito mais do que as letras, números e outros conteúdos, são esses os grandes aprendizados que a escola vai trazer para o seu filho, mas ele precisa da sua participação para funcionar. 

Quarentena e as aulas dos filhos

Mais do que nunca, esse período em isolamento social, devido a pandemia do coronavírus tem mostrado a necessidade da participação dos pais na educação dos filhos. Não está sendo fácil, a gente sabe, mas manter essa rotina de estudos é fundamental para que as crianças entendam algo muito importante: quarentena não é férias! Mas calma, as educadoras reforçam que ninguém espera que os pais se tornem professores da noite para o dia, a intenção é auxiliar para não perder o ritmo. 

O objetivo é manter a curiosidade ativa nas crianças (Foto: Thinkstock)

“É fundamental que crianças tenham entre uma e duas horas por dia de atividades relacionadas à aprendizagem de segunda à sexta feira no mesmo período em que frequentam aescola regularmente”, afirma Roberta. Como não será possível suprir a escola totalmente, o mais importante é variar as atividades e equilibrar brincadeiras com momentos de descanso. Evite se cobrar, assim como as crianças, você também está passando por uma nova fase e precisa de tempo para se adaptar: “Estamos todos vivendo uma situação de crise totalmente inusitada. Não temos como controlar tudo. Vamos todos fazer o melhor que podemos, mas livres para assumir que a produtividade não tem como ser a mesma”. 

Mão na massa!

Uma dica das especialistas é incluir o seu filho na construção dessa rotina, para perceberem que também estão sendo ouvidos. Se ambos os pais estão em casa, uma sugestão é intercalar etapas em que cada um trabalha em um ambiente exclusivo e depois no espaço junto das crianças. Se o filho já é mais velho, é possível combinar horários de intervalo para fazerem atividades juntos. É a chance de ser criativo e usar tudo o que tem em casa a seu favor. Brincar com formas, cores, animais e objetos.

“Não é preciso programar o ensino de novos conteúdos. Eles vão surgir durante conversas sobre filmes, desenhos, leituras que os pais fizerem junto com os filhos. Aí sim, a partir da demanda, tudo bem explicar ou apresentar aquele conteúdo, mas como pai e mãe. Sem preocupação em ‘ensinar’, mas sim em responder a dúvida e manter acesa a chama dacuriosidade”, completa. Quanto aos conteúdos, a escola cuidará disso quando voltar: “Aos pais, fica a missão de manter os filhos ativos e prontos para retomar a rotina quando o momento chegar”. 

Para te ajudar, Taís e Roberta disponibilizaram um cronograma com objetivo de organizar a rotina sem deixar de lado a educação das crianças. Com a maior flexibilidade de tempo, a ferramenta tem inspiração de atividades educacionais e divertidas para fazer com a família toda: hora da leitura, momento de jogos, horário para usar tecnologias e até mesmo de ir para cama são algumas sugestões do cronograma, pensado para trazer harmonia do seu dia a dia. Você pode acessar o cronograma completo aqui


Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Irmão da princesa Diana fala sobre 'sumiço' de Kate Middleton: 'Me preocupo com a verdade'