Mãe dá 12 dicas de ouro para deixar a casa mais organizada

Após ler o livro de Marie Kondo, ela compartilhou tudo o que aprendeu

Uma mãe deu várias dicas sobre como organizar tudo (Foto: Shutterstock)

Após ler “A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo, antes de ter um filho, uma mãe conseguiu se organizar e expulsar o espírito bagunceiro que existia dentro dela. “Quando estava grávida, eu dobrava todas as minhas roupas cuidadosamente em retângulos perfeitos, consegui reduzir minhas prateleiras de livros e me organizar perfeitamente”, ela conta.

Finalmente o filho dela nasceu. Porém, a lista de organização foi por água abaixo. Dobrar as roupas em retângulos perfeitos se tornou uma tarefa impossível, os objetos da casa aumentaram e a desordem se instalou.

Algumas semanas depois, a Netflix lançou a série “Ordem na casa com Marie Kondo”, um programa em que Marie trabalha com famílias de todos os tipos para organizar suas casas.

Toda essa atenção ao novo seriado, levou essa mãe a olhar a organização com outros olhos, dessa vez com os olhos de uma mãe. Ela chegou à conclusão de que não precisava se organizar como Marie Kondo, então montou 12 dias para uma forma de organização mais simples.

  • Enfrente suas próprias coisas em primeiro lugar

Você pode focar nas coisas das crianças e do cônjuge quando terminar de arrumar as suas. É comum pensar que é a desordem das crianças que está te enlouquecendo, mas Marie escreve: “o desejo de apontar a falha de alguém em arrumar é geralmente um sinal de que você está negligenciando o cuidado com o seu próprio espaço”.

  • Faça o “teste do feliz”

Marie Kondo prega que as pessoas devem manter os itens que nos transmitam alegria. Ao separar suas coisas, se pergunte: “Esse item me faz feliz”? Jogue fora ou doe os itens que você recusar.

  • Divida tudo em categorias

Não aborde a desordem por quarto, aborde por tipo: roupas, livros, brinquedos. Kondo diz que existe mais chances de manter o foco e terminar a tarefa mais rápido.

  • Pense em categorias menores

Marie Kondo confessou ao Wall Street Journal que ela fez algumas exceções para famílias com filhos pequenos e agora permite que pais lidem com apenas algumas categorias ao invés de arrumar o armário todo.

  • Não deixe sua família ver

Quando você está arrumando suas coisas, tire-as de casa imediatamente, antes que seu parceiro/filho/mãe/sogra possam ver o que você está jogando fora e comecem a te fazer desistir.

  • Deixe os presentes de lado

Pare de se sentir culpada por doar ou jogar fora itens que foram presentes. De acordo com Marie Kondo: “o verdadeiro propósito de um presente é ser recebido”, isso encoraja os leitores a agradecerem o item pela alegria que eles sentiram quando foram presenteados.

  • Jogue fora as “roupas de brincar/ficar em casa”

Em “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo sugere que os adultos se livrem das roupas mais velhas para usá-las em casa. Isso também vale para as crianças: aquelas camisetas manchadas e calças com buraco, que os pais classificam como “roupas de brincar”, podem ser jogadas fora.

  • Não enlouqueça com dobramento de roupas

O método de Marie Kondo realmente funciona para que você tenha mais espaço nas suas gavetas. Mas você pode pular essa tarefa quando se tratam de roupas infantis, colocando caixas de sapato para dividir as gavetas: isso ajudará a manter as roupas mais organizadas.

  • Coloque as coisas de cada membro da família em um lugar só

Marie Kondo acredita que “se as coisas forem guardadas espalhadas, toda a casa ficará confusa rapidamente”. Se as coisas dos seus filhos se espalharem por toda a casa, tente realocar todos os brinquedos em um único espaço.

  • Enfrente os brinquedos

Ao jogar fora os brinquedos, pergunte se o ele desperta alegria em seu filho. Isso pode te ajudar a se livrar daqueles brinquedos “educativos” que você comprou com boas intenções, mas foram deixados de lado. Se o seu filho não está feliz com ele, é hora de deixá-lo ir.

  • Saiba quando ignorar

Se você perguntar ao seu filho de 3 anos de qual brinquedo ele gosta mais, ele provavelmente responderá todos. A verdade é que você vai precisar que seus filhos não estejam em casa e se desfazer desses itens antes deles retornarem. Então, se for MUITO necessário, minta sobre o paradeiro do objeto.

  • Prepara-se para relaxar

“A limpeza silenciosa gera uma mudança interessante: a capacidade de tolerar um certo nível de desordem entre os membros da sua família“, escreve Marie Kondo. E ela está certa! Uma vez que você tem o seu armário, a sala e a cozinha sob controle, o caos que é o quarto do seu filho torna-se menos insuportável.

Leia também:

Dicas de ouro para organizar a rotina das crianças no início de ano

Mãe decide testar organização dos filhos escondendo dinheiro na bagunça e resultado viraliza

Mãe de 16 filhos explica como é a rotina da casa e surpreende pela organização