Publicado em 02/07/2022, às 13h52 por Redação Pais&Filhos
A influenciadora digital, Virginia Fonseca, compartilhou com os fãs e seguidores da rede social Instagram, um registro inédito acerca da gestaçãoda filha mais nova, a Maria Flor. Na imagem publicada nos stories, durante a madrugada deste sábado, 2 de julho – a mãe de duas meninas mostrou aos internautas uma foto do momento exato que vivenciou uma contração de treinamento.
Durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, é comum sentir as famosas contrações de treinamento ou contrações falsas, que são uma das maneiras de preparar o corpo para o trabalho de parto. Também conhecidas como Braxton-Hicks, as contrações podem começar um pouco mais cedo na primeira gestação.
Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, além de saber como identificar se elas estiverem acontecendo, e no que é preciso ficar de olho, conversamos com o Dr. Igor Padovesi, obstetra e ginecologista, colunista da Pais&Filhos, pai de Beatriz e Guilherme.
Apesar do nome ainda causar ansiedade em muitas mulheres, o especialista explica que são chamadas assim porque é o mesmo que vai acontecer durante o trabalho de parto, porém com algumas diferenças. “As contrações de treinamento acontecem quando o músculo uterino contrai de forma esporádica. Dessa maneira, as contrações do útero acabam empurrando o bebê, em seguida a cabeça dele pressiona o colo do útero, causando a dilatação e progredindo para o trabalho de parto”.
Sim, você não leu errado! Como uma maneira de preparar o corpo da mulher para o nascimento do bebê, é normal que o colo do útero passe por algumas mudanças ao longo da gestação. Igor Padovesi comenta que as contrações de treinamento tem um papel superimportante durante o terceiro trimestre: “Principalmente nas últimas semanas, as contrações de treinamento começam a modificar o colo do útero. Durante toda a gravidez, o colo do útero fica rígido e ao final dela, se aproximando do parto, ele precisa começar a amolecer e afinar, então são as contrações de treinamento que aos poucos vão fazendo isso”. Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: Dr Igor Padovesi, pai da Beatriz e do Guilherme, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil