Hospital cria colchão especial para grávidas com suspeita de covid-19

O modelo foi criado em Ribeirão Preto, no interior de SP para ajudar as mulheres que estão nessa condição e precisam ficar deitadas em “posição de bruços”, chamada de pronação

Resumo da Notícia

  • HC de Ribeirão Preto cria colchão para gestantes com suspeita de covid
  • A ideia veio da necessidade que perceberam
  • Um caso específico se tornou inspiração
  • Veja como ele funciona

Um grupo de médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desenvolveu um colchão especial para gestantes com suspeita de covid-19 e outras doenças respiratórias. O novo equipamento foi feito por meio do departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Centro de Reabilitação da USP e foi pensado para casos específicos nos quais a paciente precisa ser colocada em “posição de bruços”, chamada de pronação.

-Publicidade-
HC cria colchão especial para grávidas – Imagem ilustrativa (Foto: Pinterest / Parents)

Patrícia Melli, médica que fez parte da criação do projeto, disse ao jornal local A Cidade ON, que a ideia para criar o modelo veio principalmente da necessidade que eles perceberam no centro de tratamento. Ela contou, no entanto, que um caso em específico, de uma mulher grávida de 31 semanas que apresentou insuficiência respiratória e precisou de IOT (Intubação Oro-Traqueal), foi o pontapé inicial para criar o colchão.

“Criamos o colchão de pronação após passar por esta situação crítica e agora o instrumento ajudará as gestantes com problemas respiratórios graves. O modelo está pronto e foi idealizado para dar mais conforto a essas pacientes que necessitam ficar em decúbito ventral”, explica a especialista.

-Publicidade-

O colchão é confeccionado com espuma de alta densidade, que tem grande resistência e suporta até 130 kg. Além disso, ele possui dois travesseiros confeccionados com plumante siliconada. Esse apetrecho serve para acomodar melhor a barriga gestante.

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desenvolve colchão para grávidas com covid-19 (Foto: Hospital das Clínicas / A Cidade On)

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-