Publicado em 26/02/2021, às 09h37 - Atualizado em 12/05/2023, às 14h35 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Você já sentiu alguma vez sua barriga tremer ou mexer e suspeitou de uma possível gravidez? Apesar de ser uma sensação esquisita, esse não é um sinal de que um bebê está a caminho. Geralmente, quando a mulher está grávida, os chutes e movimentação começam a aparecer só depois depois de alguns meses, quase no meio da gestação.
Em uma conversa com o Dr. Igor Padovesi, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hospital Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos, pai de Beatriz e do Guilherme, esclarecemos por que a barriga pode mexer sem estar grávida e o que fazer para evitar essa sensação.
De acordo com o ginecologista, o principal culpado pela barriga tremer sem estar grávida é o intestino. “Ele é o único órgão que tem movimentação dentro do abdome, ou seja, não é estático”, explica. “Por conta do peristaltismo, a motilidade intestinal, ele se mexe – diferente de todos os outros órgão dentro do abdome”, completa.
No caso das trompas, o especialista explica que elas também possuem certa mobilidade, mas “é mínima e imperceptível”. Portanto, quando o assunto é a sensação da barriga mexendo ou tremendo, elas geralmente não são responsáveis pela situação.
Como uma alternativa para diminuir a sensação dos tremores na barriga, Igor Padovesi recomenda reduzir o consumo de alimentos com uma maior quantidade de fermentação, além de bebidas com gás. Se houver muito incômodo, procure um médico para uma melhor investigação.
O bebê começa a mexer desde muito pequeno, mas para que a mãe de fato perceba isso pode levar algum tempo. “A mulher geralmente começa a sentir perto das 20 semanas de gestação“, comenta Igor Padovesi. “Tipicamente, não se sabe bem porquê, na segunda gestação a percepção dos movimentos acontece antes, normalmente perto das 16 ou 17 semanas”.
Para confirmar a gestação, é necessário a realização de um teste de gravidez, exame de sangue ou ainda um ultrassom. Apenas tocando na barriga não é possível saber se está grávida. “Só quando a mulher descobre a gestação muito tardiamente que ela vai saber devido aos movimentos fetais”, explica.
Geralmente, segundo o ginecologista e obstetra, existem alguns sintomas que indicam a suspeita de uma gravidez como: sonolência, dor e sensibilidade nas mamas, cólica, atraso do ciclo, enjoo, falta de apetite e, eventualmente, vômitos. Após a confirmação da gestação, é superimportante fazer o acompanhamento médico e dar início ao pré-natal.
Por ainda ser muito recente, no primeiro mês de gravidez a barriga pode ser quase imperceptível. Pode-se notar um pequeno inchaço, mas vale lembrar que isso não é um fator determinante para confirmar a gestação, sendo necessário a realização de testes.
Algumas mulheres podem não ter nenhum sintoma de gravidez ou perceberem que estão grávidas. Apesar de não ser a maioria dos casos, as mudanças no corpo podem levar algum tempo para aparecer, principalmente quando a gestação ainda é recente. Mas, caso você se sinta insegura, não hesite em procurar pelo aconselhamento de um especialista.
Fonte: Dr Igor Padovesi, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos, e pai de Beatriz e Guilherme. www.igorpadovesi.com.br
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado