Gravidez

Pode ou não pode? 7 mitos sobre o que não é permitido fazer na gravidez

Vem saber de uma vez por todas o que você pode ou não fazer!

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Junto com a gravidez, chegam também as dúvidas. E, por mais que a gente leia e se informe, ficam sempre aquelas perguntas não esclarecidas: afinal, isso pode? E aquilo, é verdade? Selecionamos as maiores dúvidas de grávidas e consultamos médicas de diversos perfis para saber de uma vez por todas: afinal, o que pode e o que não pode na gravidez?

1. Pode pintar ou descolorir o cabelo?

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Depois das primeiras 12 semanas, está liberado. Mas atenção: deve-se evitar o uso de produtos que contenham amônia, chumbo ou formol em sua composição (como os usados nas escovas térmicas). Uma boa alternativa são os xampus tonalizantes e escovas relaxantes à base de carbocisteína. Reflexos com distância de 1 centímetro de distância do couro cabeludo também pode.

2. Pode comer peixe cru?

Melhor evitar. Mas por se tratar de uma fonte nutricional importante não precisa ser radical, tome bastante cuidado em relação à higiene do alimento cru. Esse cuidado deve ser estendido a todos os alimentos, principalmente aqueles in natura, como frutas, verduras e legumes.

3. E álcool, pode tomar?

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Há profissionais que proíbem completamente, outros liberam pequenas quantidades. Das médicas consultadas, três recomendam que se evite o álcool. Alguns especialistas dizem que não há doses seguras, e o consumo abusivo pode levar a complicações, como a síndrome de abstinência alcoólica no feto.

4. Drenagem linfática pode?

Pode, se você não for hipertensa. Ajuda no inchaço, além de ser uma delícia. Deve-se evitar mexer na barriga e na região pélvica, de preferência, procure um fisioterapeuta especializado em gestantes.

5. Depilação na virilha dói mais?

Tirar os pelos da região da virilha quando se está grávida pode ser aflitivo, mas desde que a remoção seja feita com cera e em um salão de confiança, pode fazer. Já a depilação a laser é contraindicada.

6. E sexo, pode fazer?