Dia dos Professores: Turma da Mônica homenageia grandes educadoras

Nessa data tão especial, a Mauricio de Sousa Produções convidou algumas personalidades femininas da educação para entrar para o hall do Donas da Rua da História

Resumo da Notícia

  • Turma da Mônica faz homenagem no Dia dos Professores
  • A Mauricio de Sousa Produções convidou 4 mulheres para entrar para o hall do Donas da Rua da História
  • Conheça a história dessas mulheres
  • Veja a importância delas para a educação

Pensando no Dia dos Professores, data comemorada no Brasil no dia 15 de outubro desde 1963, a Mauricio de Sousa Produções homenageou quatro educadoras, convidando-as para entrar para o hall do Donas da Rua da História! A equipe escolheu quatro mulheres, para registrar melhor essa profissão tão linda, afinal, segundo dados do Inep, 81% dos profissionais de educação básica no país são mulheres. Conheça um pouco das mulheres selecionadas para essa homenagem:

-Publicidade-
Eles escolheram 4 professoras (Foto: divulgação)

Com traços de Magali, a italiana Maria Montessori (1870-1952) é homenageada, pois foi pioneira no campo pedagógico ao enfatizar a autoeducação do aluno, acreditando que o potencial de aprender está em cada um de nós. A metodologia revolucionária se baseia na observação de que crianças aprendem melhor pela experiência. As conclusões foram fruto de pesquisas médicas, e de estudo da pedagogia, antropologia e psicologia.

Professora e empreendedora, Jaqueline Conceição é representada pela personagem Milena. Doutoranda em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua em defesa da representatividade por meio da educação. Ela trabalha pela diversidade e acredita que a educação liberta e emancipa, possibilitando a construção de um mundo mais justo. Para isso, incentiva escolas e empresas a criarem mecanismos que fortaleçam não só a presença, mas o reconhecimento dos importantes feitos realizados por pessoas negras em prol da sociedade. Com todo esse propósito, em março deste ano Jaqueline desenvolveu a Casa Preta, um espaço de formação para professores, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em discutir e a pensar sobre a educação antirracista. O espaço também promove encontros de formação, realizadas juntamente com o Coletivo Di Jeje, desenvolvido por ela em 2014.

-Publicidade-
Conheça um pouco das personagens (Foto: divulgação)

A terceira homenageada tem a palavra inclusão como tema principal em suas realizações. Representada por Dorinha, Anne Sullivan foi responsável por educar Helen Keller, uma adolescente surdo-cega a quem educou por meio da língua de sinais por intermédio do tato. Todo esse aprendizado, a partir dos ensinamentos de Sullivan, proporcionou à Keller o primeiro bacharelado a uma pessoa surdo-cega da história. A educadora, já no final da vida, recebeu o reconhecimento da Temple University, do Instituto Educacional da Escócia e da Fundação Memorial Roosevelt, pelo ensinamento à jovem. A história dela também foi eternizada no filme “O Milagre de Anne Sullivan” (1962), protagonizado por Anne Bancroft.

Já Emilia Ferreiro ficou conhecida por revolucionar a alfabetização. Psicóloga e pedagoga argentina, Emilia representada nos traços de Rosinha, é formada pela Universidade de Buenos Aires e doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Com profundos estudos sobre o método de aprendizagem da leitura e escrita, ela se tornou uma referência para o ensino brasileiro e o nome dela passou a ser ligado ao construtivismo, ou seja, em como as crianças aprendem, tendo um papel ativo no aprendizado. Atualmente é professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.

Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, homenagear profissionais como elas é registrar o reconhecimento de sua importância. “É fundamental evidenciar nomes de mulheres tão importantes na história da educação do Brasil e do mundo. Jaqueline, Emilia, Maria e Anne são apenas quatro de tantos profissionais da educação que escolheremos para representar a importância do papel dos professores e professoras, que são peças fundamentais para a sociedade, principalmente no que diz respeito à formação do cidadão. Em nome da Mauricio de Sousa Produções deixo o nosso ‘muito obrigada’”, finaliza.

-Publicidade-