Publicado em 17/03/2020, às 10h12 - Atualizado em 20/03/2020, às 13h10 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Após a notícia de que todos os filmes que iriam estrear na quinta-feira, 19 de março, serem adiados, o Brasil já tem quase 600 salas de cinemafechadas. De acordo com o portal Filme B, a pandemiaresultou em 577 encerramentos de atividades, sendo 3.500 salas no total, o que se resume em cerca de 16%.
Em entrevista ao Estadão, Paulo Sérgio, diretor do portal, afirma que: “O prejuízo é enorme e todas as salas do Brasil vão fechar, é só uma questão de tempo”. A maioria dos estados já foram afetados, mas o Rio de Janeiro é o principal responsável pela suspensão, desde que Wilson Witzel, governador, determinou que cinemas, teatros e casas de shows seriam suspensas por pelo menos 15 dias.
Desde a última quinta-feira, 12 de março, o portal não notou, desde 2017, uma queda tão expressiva em um dia de estreia, resultando em apenas 86 mil telespectadores. Em São Paulo, seguindo as recomendações de autoridades, já estão fechados por tempo indeterminado o Espaço Itaú de Cinema, Petra Belas Artes e Cinesala.
Estado de emergência em São Paulo
Nesta terça-feira, 17 de março, Bruno Covas decretou estado de emergência na cidade de São Paulo após o aumento de casos de coronavírus. O decreto já foi publicado no Diário Oficial: “Fica decretada situação de emergência no Município de São Paulo, para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, de importância internacional”, informa o prefeito.
De acordo com o decreto, a Prefeitura pode fazer a solicitação de bens e serviços de pessoas jurídicas e naturais, realizando um pagamento posterior e de forma justa. A medida, decretada por Bruno Covas, ainda autoriza a “dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência“, como informa o G1.
Na última segunda-feira, 16 de março, o rodízio de veículos da cidade já foram suspensos e começam a valer a partir de hoje por tempo indeterminado. O prefeito informou ainda que eventos privados que precisam de alvará também estão suspensos, assim como equipamentos culturais e de assistência social, com exceção dos que trabalham com moradores de rua.
Os servidores municipais acima de 60 anos e também os que realizam quimioterapia, poderão trabalhar de casa. Sobre os ônibus que circulam pela cidade, todas as vezes que eles chegarem ao final da linha, deverão ser higienizados para uma nova circulação.
Até o momento, existem 152 casos confirmados da doençano estado de São Paulo e outros 1.777 suspeitos. Ao todo, no Brasil, já são 234, assim como informa o boletim do Ministério da Saúde do dia 16 de março.
“Todos os dias os casos de coronavírus crescem de 40 a 50% aqui na cidade de São Paulo e isso nos leva a tomar mais medidas para conter a epidemia. Nós estamos entendendo todos os dias como é que a doença se comporta e, baseado nas equipes técnicas, temos ampliados as medidas para segurar o avanço do vírus”, explica Bruno Covas.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"