Gravidez

Alimentação na gestação: saiba o que não pode ficar fora do seu prato

Aprender a utilizar os nutrientes a seu favor é uma ótima arma para proteger a sua saúde e do seu bebê

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

health-food-for-fitness-picture-id855098134

(Foto: iStock)

Deu positivo. Mil coisas passam pela sua cabeça, dentre elas como a família vai reagir à notícia, quais serão as primeiras coisas que você vai comprar para o seu bebê, qual será o sexo, será que ele vai se parecer mais com o pai ou a mãe? Até chegar às questões sobre o seu próprio corpo. Será que eu vou engordar demais? Enjoar demais? São perguntas que com certeza já passaram pela sua cabeça. Um estudo publicado no jornal inglês British Medical Journal avaliou os resultados de 44 pesquisas e chegou à conclusão de que uma dieta regrada é mais eficiente para grávidas acima do peso do que exercício. “A mãe deve ter uma dieta saudável com o pensamento de comer bem, e não comer bastante”, explica Élvio Floresti Junior, ginecologista obstetra e diretor do Centro Médico Floresti, pai de Gabriela, Guilherme, Gabriela e Victor

No primeiro trimestre da gestação, as vitaminas e minerais são indispensáveis para garantir a formação das estruturas do bebê. “O ácido fólico, por exemplo, ajuda na formação do tubo neural e é encontrado principalmente nos vegetais de cor verde-escura”, afirma Kátia Ushiama, nutricionista clínica no Centro Médico Ambulatorial Edmundo Vasconcelos, Mãe de Mayumi.

O consumo de proteínas também é necessário. Grãos como feijão, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilha podem ser incluídos na dieta. Segundo o obstetra, outra coisa que não pode f