Gravidez

Sintomas de gravidez semana a semana: saiba tudo o que você vai sentir no segundo trimestre

É durante o segundo trimestre de gestação que você descobre qual o sexo do bebê! - É durante o segundo trimestre de gestação que você descobre qual o sexo do bebê!
É durante o segundo trimestre de gestação que você descobre qual o sexo do bebê!

Publicado em 27/09/2022, às 12h46 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


É na 13ª semana de gravidez que o primeiro trimestre oficialmente fica para trás e, a partir da 14ª semana, inicia-se o segundo trimestre – considerado o mais tranquilo da gestação inteira. Isso porque a fase delicada e de risco ficou para trás, já que no começo da gravidez existem chances de passar por uma perda gestacional, e você pode contar para sua família e amigos (finalmente!) que você está esperando por um bebê.

Com a divulgação da novidade para as pessoas que são importantes para você, essa é a hora de ser muito paparicada e compartilhar com elas o que você tem sentido desde que engravidou. É durante esse período que você poderá descobrir qual o sexo do seu bebê e optar por contar essa notícia de uma maneira mais tradicional ou fazer uma surpresa, com um chá revelação.

Enquanto isso, o corpo da mulher está trabalhando a um milhão por hora para fornecer todos os nutrientes necessários para aquela criança que está sendo gerada no útero dela. Para entender melhor todos os sintomas que você possivelmente irá sentir durante o segundo trimestre de gravidez, semana a semana, conversamos com a dra. Claudia Glina Rubin, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana no Projeto Alfa, mãe de Carolina e Rodrigo.

É durante o segundo trimestre de gestação que você descobre qual o sexo do bebê!
É durante o segundo trimestre de gestação que você descobre qual o sexo do bebê!

Sintomas de gravidez semana a semana

  • Semana 14: aumento da libido
  • Semana 15: câimbras e sensação de “nariz entupido”
  • Semana 16: mudança de cor nos seios
  • Semana 17: desconforto na lombar
  • Semana 18: aumento do tamanho das mamas
  • Semana 19: azia
  • Semana 20: aparecimento de varizes
  • Semana 21: dificuldade para dormir
  • Semana 22: cabelo mais lindo do que nunca!
  • Semana 23: gengiva sensível
  • Semana 24: dor nas costas
  • Semana 25: formigamento nas mãos
  • Semana 26: coceira no corpo
  • Semana 27: instabilidade emocional

Semana 14

Com o início do segundo trimestre de gestação, você começará a sentir menos enjoo do que antes. A famosa barriga de grávida começa a dar as caras por aí, assim como uma maior disposição! Nesta fase, várias mulheres relatam se sentirem com mais energia, além de rolar um aumento da libido.

Semana 15

Durante a décima quinta semana, o aumento da vascularização da mucosa da mulher pode trazer a sensação de “nariz entupido”, ainda que ele seja menos comum. Além disso, também há o aparecimento de câimbras e uma “frouxidão” dos ligamentos, causados pela variação hormonal. Fique de olho, pois há mais risco de quedas!

Semana 16

Uma das primeiras mudanças perceptíveis no corpo da mulher começa a dar as caras na décima sexta semana: os mamilos e as aréolas escurecem e é possível notar o surgimento de uma linha comprida e escura na barriga, também chamada de linha nigra. Algumas mulheres podem notar também o aparecimento de manchas mais escuras na pele do rosto.

Semana 17

Conforme o bebê cresce dentro do útero da mãe, o órgão se expande e a barriga, por consequência, aumenta. Isso faz com que haja uma mudança no centro de gravidade no corpo da mulher, então é comum que você sinta um certo desconforto na lombar. Outro sintoma comum é o famoso esquecimento, que atinge várias grávidas.

Semana 18

A partir da décima oitava semana de gravidez você pode começar a notar um aumento no volume das mamas, ganho de peso mais regular e vasos sanguíneos mais aparentes na pele dessa região. Outro sintoma comum desse momento da gestação é o aparecimento de estrias – por isso, capriche na hidratação! próprios para gestantes).

Semana 19

O principal sintoma de gravidez na décima nona semana é a dificuldade de digestão e sensação de azia. Além disso, esse é o momento em que você vai começar a sentir seu bebê mexer dentro da barriga! Mas, se você não sentir nesse momento, fique tranquila: é normal que algumas gestantes demorem um pouco para perceber essas movimentações.

Semana 20

Conforme o útero cresce para se adaptar ao tamanho do bebê, o órgão aumenta de volume e acaba comprimindo a veia cava. Isso prejudica o retorno venoso e pode causar o aparecimento de varizes, além de fazer com que você tenha quadros de inchaço nas extremidades e algumas câimbras.

Com a chegada do segundo trimestre de gravidez, a ansiedade da mulher pode diminuir
Com a chegada do segundo trimestre de gravidez, a ansiedade da mulher pode diminuir (Foto: iStock)

Semana 21

Com a semana 21, você entra oficialmente na metade do segundo trimestre de gravidez. Agora, os principais sintomas que você pode sentir durante esse momento é dificuldade para dormir e um pouco de falta de ar na hora de realizar alguns exercícios ou se deitar de barriga para cima.

Semana 22

Já ouviu falar que a mulher ganha um brilho especial quando engravida? Parte desse brilho também é um sintoma de gravidez! Agora, é comum que você comece a reparar que as unhas e o cabelo estão mais fortes do que nunca e crescendo mais rápido do que antes. Ah, e se na semana 19 você não sentiu seu bebê chutar, agora você já vai começar a reparar nas movimentações dele dentro da sua barriga.

Semana 23

Conforme a barriga aumenta com o avançar da gestação, é possível que você tenha um quadro de hérnia umbilical, ou seja, que seu umbigo fique saltado. Outro sintoma comum da vigésima terceira semana é um aumento na sensibilidade da gengiva, com quadros de sangramento em alguns momentos.

Semana 24

A partir da vigésima quarta semana, os principais sintomas que você pode sentir estão relacionados ao aumento do volume uterino. Entre eles, estão a dificuldade para dormir, dor nas costas por causa do peso da barriga, aparecimento de estrias e roncos.

Semana 25

Com o aumento do volume sanguíneo no corpo da mulher, é possível que a grávida passe a ter sensação de formigamento nas mãos e braços – algumas, inclusive, podem desenvolver a Síndrome do Túnel do Carpo, que tende a se resolver após o parto.

Semana 26

O inchaço pode trazer como consequência secundária coceira por todo o corpo, que é um dos sintomas mais vistos na reta final do segundo trimestre. Vale ficar de olho e conversar com seu médico porque, além da retenção de líquido, pode ser sinal de alguma disfunção hepática.

Semana 27

A vigésima sétima semana marca a última do segundo trimestre de gravidez e caminha para o final da gestação. Isso pode fazer com que você se sinta mais ansiosa com essa etapa e para passar pelo parto e conhecer seu filho, um fator que pode trazer de volta uma certa instabilidade emocional.

Escute o POD&Tudo com Bia e Branca Feres


Leia também

Foto: Reprodução

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Mãe de Alexandre Nardoni morre - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Foto: Arquivo Pessoal

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Wanessa Camargo surpreende filho com presente inusitado - Reprodução/Instagram @wanessa

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha