Pais

Doula alerta sobre a importância de dar atenção para mães no pós-parto: “Tudo bem pedir ajuda”

Naomi resolveu compartilhar algumas dicas depois de ter uma experiência difícil

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

“Eu estava tentando ser a mãe perfeita” (Foto: Getty Images)

Naomi Chrisoulakis é uma doula pós-parto de Sydney, Austrália. Doulas pós-parto não são profissionais da área médica. Porém, elas podem oferecer às mães de primeira viagem uma rede de apoio para amamentar, dormir e aliviar as preocupações.

Naomi achava que, como parteira, a maternidade seria tranquila para ela. Mas a realidade de um parto difícil e de um bebê com cólicas constantes foi um grande choque de realidade.

“Tive ansiedade pós-parto e achei muito difícil. Pensei que todos os dias seriam suaves e eu ficaria aconchegada na cama com meu bebê. Mas ao invés disso, eu me vi tendo ataques de pânico”, ela conta ao Babyology.

Embora ela tivesse apoio de sua família, ela caiu em uma armadilha muito comum. “Eu estava tentando ser a mãe perfeita”, lembra em entrevista ao Babyology. “As pessoas dizem para as mães que elas podem ter tudo, então nós achamos que devemos ser competentes. Há muita pressão para ter a maternidade perfeita”.

Com sua experiência pessoal, Naomi percebeu que as mães tinham muitas dúvidas sobre como cuidar delas mesmas. Embora as pessoas deem mais atenção na fase pré-natal e na preparação para o parto, a fase que vem depois que o bebê nasce é uma época em que muitas mulheres não têm apoio significativo. E aí entra a função das doulas pós-parto.

O apoio pós-parto é importante
Naomi acredita que o serviço oferecido pelas doulas pode fazer uma enorme diferença para as mães de primeira viagem. “Não há problema em dizer que é difícil e está tudo bem em pedir ajuda”, ela completa.

Naomi também deu algumas dicas de cuidado próprio:
– Encha sua geladeira nas semanas antes do parto;
– Peça para seus amigos trazerem comidas ao invés de presentes;
– Coloque óleos perfumados no seu banho, eles podem trazer uma sensação de calma;
– Faça uma massagem.

Leia também:

6 mães compartilham suas histórias de depressão e ansiedade pós-parto

Mãe faz relato sobre ansiedade pós-parto: “Essa mudança de vida devastou minha mente”

Gwyneth Paltrow fala sobre sua depressão pós parto. Veja se você se identifica!