Pais

Relato de mãe: “Ser mãe é tudo isso mesmo?”

Um longo desabafo sobre as expectativas e a realidade da maternidade

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

A expectativa sobre maternidade pode te deixar frustrada (Foto: Getty Images)

Você leu inúmeros livros sobre maternidade, criou expectativas e, no fim, as coisas não aconteceram como o esperado, né? Fica tranquila que você não é a única mãe com esse sentimento de frustração. Uma mãe compartilhou em um site chamado Mumsnet, uma sensação de “será que ser mãe é tudo isso que esperamos?”, e o desabafo dela foi longo!

Ela disse que segue várias contas de pais e mães nas redes sociais e que se sente triste quando vê pais desanimados com os filhos quando as crianças aprontam ou quando as coisas não saem como esperado. Às vezes, sair da rotina parental pode ser um desastre. Ela continuou “eu acho que nós, como pais, devemos estar mais conscientes e aceitar que a maternidade nem sempre é um sonho e que têm momentos que o seu filho não age como o anjo que você esperava”.

Em algumas situações ser mãe pode ser tão lindo quanto você imaginava, mas em outras pode ser mais exaustivo e sacrificante do que você jamais imaginou!

A mãe continua o texto, agora contanto sobre as dificuldade de entender quando os filhos crescem. “Diferentes estágios do desenvolvimento infantil têm suas próprias peculiaridades. (Mesmo na idade adulta!). Tenho certeza de que isso é discutido, acho que de vez em quando é bom ter um lembrete de que a criação de filhos raramente é como você esperava. Algumas expectativas que você tem ou teve sobre o que é ser mãe, saem todas pela janela”.

A anônima disse que tinha grandes ideias sobre o que faria e deixaria de fazer quando tivesse filho. Mas ela recebeu um conselho e tanto, que pode mudar a vida de algumas gestantes. “O melhor conselho que tive enquanto grávida e mãe, foi que você pode comprar todos os livros dos pais no mundo, assistir a todos os vídeos de pais perfeitos, ler todos os blogs. Mas você tem que lembrar que seu filho é único”.

Por fim, a mãe encerrou o desabafo com um questionamento. “Existe alguma coisa que você ensinaria para aqueles que estão entrando no mundo dos pais? Ou para os pais que estão lutando para se dar bem nessa fase?

As respostas que o post teve foram hilárias.

“Não leia livros. O bebê não leu o livro”, comentou uma mãe. Outra não recomendou ler o Daily Mail. Uma mãe realmente achou que tudo seria “construir castelos de areia com crianças lindas e comportadas”. Comentários mais acalmadores também foram postados. “Acho que esperava que a paternidade fosse difícil, provavelmente foi mais difícil, mas também mais agradável. Os altos são mais altos e os baixos são mais baixos ”, pondera um deles.

Leia também: 

Karina Bacchi relembra momento difícil em que precisou escolher entre casamento ou maternidade

Coisas que você esquecerá sobre a (difícil) fase do recém-nascido

18 situações engraçadas que ilustram como é difícil sair de casa com o bebê