;
Criança

Você só vê aqui! Assista ao trailer do filme sobre um menino com paralisia cerebral

Shade - Entre Bruxas e Heróis estreia no dia 24 de janeiro nos cinemas

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Reprodução/Youtube)

O longa estreia nos cinemas no dia 24 de janeiro (Foto: Reprodução/Youtube)

A paralisia cerebral é causada por uma lesão no cérebro, que pode acontecer desde antes do nascimento até os 2 anos de idade, fase do desenvolvimento do sistema nervoso central. Essa lesão não se desenvolve e nem desaparece, ela é classificada como estacionária e não permite que a criança desenvolva os ossos e músculos de maneira correta.

A doença afeta aspectos motores, da fala e do comportamento. Entretanto, quando diagnosticada cedo, a criança pode ter uma vida considerada normal, com independência, através dos múltiplos tratamentos disponíveis. Alguns deles são o uso de medicamentos, fisioterapia, terapia ocupacional e equiterapia.

Como cada caso tem sua especifidade, os pais devem seguir as indicações médicas sempre, tanto nos tratamentos como nos cuidados diários. Contudo, o mais importante é que os pais aprendam que todas as crianças tem suas habilidades e limitações, que devem ser valorizadas e melhoradas, nessa ordem.

Pensando em dar visibilidade para o distúrbio, o diretor Rasko Miljkovic pensou no filme “Shade – Entre Bruxas e Heróis”, que é uma coprodução entre Sérvia e Macedônia. O longa, que estreia nos cinemas no dia 24 de janeiro, conta a história de Jovan, um menino de 10 anos que tem paralisia cerebral.

Por conta disso, ele se sente invisível aos olhos dos outros, mas no seu mundo imaginário pode ser quem quiser, inclusive um super-herói. Milica, uma menina que decide acolher o menino, faz com que ele se sinta bem e o convida para uma aventura de verdade: livrar seu pai de sua nova esposa, que ela acredita ser uma bruxa.

Nós temos o trailer com EXCLUSIVIDADE. Dá uma olhada:

Leia também:

Muito amor: professora encontra jeito criativo de levar aluna com paralisia cerebral para acampamento

Menina com paralisia cerebral toma atitude inesperada e salva a vida do irmão

Brasil participa pela primeira vez do Dia Mundial da Paralisia Cerebral