Bebês

Boa notícia! Bebê de 6 quilos recebe alta da maternidade

José dos Santos Amarante nasceu em Aracaju, Sergipe

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

José dos Santos Amarante recebeu alta (Foto: Reprodução / Valter Sobrinho / SES)

No dia 24 de setembro, Paula dos Santos Amarante deu à luz José dos Santos Amarante. O bebê surpreendeu todo mundo por nascer com 6,27 kg. Em entrevista ao G1, a enfermeira da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), Angélica Machado Aragão explicou que não é algo comum de acontecer.

“É um bebê que chamamos de gigante para idade gestacional, um bebê que requer cuidado com o controle glicêmico, precisa de uma avaliação mais minuciosa para entender o aumento do peso da criança”, concluiu. Porém, durante a gravidez, Paula não apresentou diabetes gestacional e deu à luz José por meio de uma cesárea.

Na sexta-feira, 4 de outubro, José Gabriel recebeu alta da maternidade. De acordo com o portal NE Notícias, o menino está com saúde, mas precisa ter cuidados com a glicemia. Em entrevista ao portal, a pediatra da maternidade Geilza Santos explicou porque a família deve ficar de olho na saúde do menino. “Ele usou sete dias de antibiótico porque adquiriu uma onfalite, que é uma inflamação do coto umbilical pelo manuseio durante o procedimento e tomou ontem a última dose às 22 horas”, diz.

“Hoje, amanheceu com boa sucção, mamando no peito e fez uma avaliação cardiológica também pelo fato de ser grande para a idade gestacional que foi normal e os exames complementares”, conclui Geilza. A pediatra também garantiu que todos os exames de José demonstraram que ele está bem. Além disso, ele recebeu alta sem precisar ser medicado, apenas precisa do leite materno e das orientações para o cuidado diário.

“Só é necessário um cuidado a mais com a alimentação porque como ele é um bebê grande para a idade gestacional, ele tem riscos de hipoglicemia se não for alimentado corretamente, então nós orientamos que além do peito ele tenha uma complementação de leite fórmula, porque talvez o leite materno sozinho não seja suficiente para sustentar a glicemia sérica do bebê”, explicou.

Paula, mãe de José, disse ao portal que ficou muito feliz porque o filho está finalmente indo para casa. “O acolhimento aqui na maternidade foi muito bom, e o que me agradou mais foi a atenção que meu bebê recebeu. Fiquei orgulhosa com ele e a evidência que ele recebeu aqui na maternidade”, conta.

Paula finaliza dizendo que foi surpreendida com o peso do filho. “Eu não esperava que ele fosse tão grande, esperava, sim, um bebê maior que os outros, porque meu último filho nasceu grande também. Mas eu imaginava que ele fosse nascer com uns três ou quatro quilos. Estou satisfeita e ainda mais feliz agora que ele vai pegar alta”, ela finaliza.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Mais um! Bebê gigante nasce com mais de 6 kg de parto normal

Como assim? Bebê nasce com o coração para fora do peito e luta pela vida

Bebê nasce empelicado durante parto de quíntuplos e o vídeo é de tirar o fôlego