Criança

8 formas de motivar seu filho a ajudar com as tarefas de casa

As tarefas podem se tornar algo divertido - reprodução Pinterest / Parents
reprodução Pinterest / Parents
Parents

Publicado em 15/09/2020, às 08h13 - Atualizado às 09h23 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Fazer as crianças ajudarem nas tarefas de casa não é fácil, porém necessário! Algumas dicas passadas pela Parents, no entanto, podem tornar essa missão um pouco mais fácil. Veja formas de tornar a ajuda dentro de casa se tornar mais atrativa e, até mesmo, prazerosa para as crianças:

As tarefas podem se tornar algo divertido (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Trabalhe como um time

Uma maneira simples – e eficiente – de tornar a limpeza mais divertida é fazer algumas coisas juntos. Ver você ou seu parceiro colocando a mão na massa na faxina pode incentivar seu filho. Coloque algumas músicas animadas e transforme a limpeza de sábado em uma grande festa dançante! Fazendo isso, você estará por perto do seu filho, podendo ajudá-lo com o que precisar. Além disso, vocês poderão criar memórias incríveis!

Crie seu próprio comercial

As crianças mais velhas que sabem como é a aparência de um comercial e vão adorar fazer um por conta própria – para o produto de limpeza favorito, é claro! Os irmãos podem se revezar na câmera ou você pode fazer isso no celular. Certifique-se de filmar todos os detalhes que mostram o poder de limpeza do “melhor limpador de vidro do mundo”.

Um pouco de sorte

Para as crianças que gostam de um elemento surpresa, escreva tarefas em palitos de sorvete e peça que cada criança escolha um. Os irmãos podem trocar as tarefas, mas apenas se ambos concordarem. Se quiser, você pode pintar os palitos de cores diferentes por cômodo ou tipo de tarefa (verde = cozinha; ou rosa = lavar a louça) para que as crianças sintam que estão fazendo uma escolha.

Transforme tudo em uma brincadeira (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Transforme a tarefa em uma brincadeira

Transforme a “hora de cozinhar” em uma festa de dança. Designe uma criança para ser chef e outra para DJ. O chef escolhe o que ele gostaria de ajudar a fazer para o jantar, como uma salada simples ou purê de batatas. O DJ escolhe quais músicas de dança apropriadas ele gostaria de incluir para a tarefa. Todos podem dançar pela cozinha enquanto preparam o jantar ou guardam a louça. Outras maneiras de promover a brincadeira: lavar a roupa fingindo ser robôs ou personagens de um filme favorito, ou fazer um concurso de canto de sala em sala onde cada criança se revezam cantando uma música (bem alto!) no ambiente em que estão limpando.

Invente desafios mais difíceis

Você provavelmente já ouviu falar que, para incentivar seu filho a ajudar com uma tarefa doméstica, basta recompensá-lo pela lição, dando-o algum adesivo ou um vale-dia no parque. No longo prazo, no entanto, os sistemas de recompensas tendem a não funcionar. Em vez disso, dê às crianças tarefas desafiadoras. Se eles já estão acostumados a ajudar a limpar a gaiola do hamster, torne isso mais difícil fazendo com que eles a limpem inteiramente sozinhos, por exemplo. Em seguida, desafie-os a limpar mais rápido. Ou, em vez de mandá-los arrancar ervas daninhas do quintal, dê aos seus jardineiros iniciantes uma pá ou um carrinho de mão e deixe-os fazer o trabalho mais difícil de plantar flores ou transportar terra.

8 formas de motivar seu filho a ajudar com as tarefas domésticas (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Mudanças na rotina

Deixe seus filhos se revezarem no planejamento das refeições e no preparo do jantar pelo menos uma vez por semana, mas inspire-os a não cozinhar a mesma refeição duas vezes na mesma semana (a menos que seja um pedido de aniversário). Isso permite que eles usem a inteligência no planejamento e organização das refeições, o que torna a atividade divertida em vez de uma tarefa chata e repetitiva. Além disso, permita que seus filhos inovem nas produções. Ou peça-lhes que limpem o quarto de um irmão em vez do seu, para variar.

Apresente um grande propósito

Quando as crianças têm permissão para participar de algo que é maior do que elas mesmas, cresce um senso de propósito de vida. “Mesmo que elas falem e ajam como se não quisessem contribuir para o funcionamento da casa, todos querem se sentir importantes, necessários e conectados aos outros”, escreve Susan Tordella no livro Raising Able. Incentive seu filho e elogie com frases como: “Obrigado por ajudar. Nossa família forma uma ótima equipe”.

Dê a eles um pouco de autonomia

A autoridade não é motivadora para as crianças. Permitir que eles façam as coisas sozinhos é essencial para preservar o senso de autossuficiência e autoconfiança. A chave é não usar linguagem de controle. Em vez de ditar a seus filhos o que devem fazer, use sugestões gentis como: “Seria extremamente útil se você …” ou “Ei, olhe, são 17h, hora de dar comida para o cachorro”. Dê confiança a seus filhos, dizendo também: “Em nossa família, as crianças fazem as próprias camas porque são muito capazes”. Quanto mais independentes elas se sentirem, mais motivadas elas ficarão para assumir tarefas e realizá-las do início ao fim.


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar