Criança

Saiba como identificar se o seu filho é sonâmbulo

É importante que o ambiente de sono da criança seja seguro; leia nossas dicas

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Você sabe que o sono é fundamental para o desenvolvimento e bem-estar de qualquer criança, não é mesmo? Mas o que poucos sabem e comentam é sobre o como o sonambulismo pode agir nelas.

Helen Stallman, a diretora da primeira pesquisa sobre o assunto, que aconteceu na Austrália, diz que, embora o sonambulismo seja bastante comum em crianças, o impacto é uma preocupação frequente para os pais. “Quando os pais notam o filho sonambulando, é natural que eles se preocupem. Embora geralmente não tenha consequências negativas, pode resultar em ferimentos, incluindo cortes e lesões ”, contou em entrevista ao BabyOlogy.

Efeitos e segurança

O estudo descobriu que o sonambulismo é frequentemente associado a uma série de outros problemas do sono, como problemas com as rotinas noturnas, ansiedade na hora de dormir, pesadelos, sono agitado, ranger os dentes e apneia do sono. No entanto, o ato não causa problemas emocionais ou comportamentais.

Mas é importante lembrar que se você anda desconfiado que seu filho está tendo episódios de sonambulismo, é sempre bom garantir um ambiente seguro para o sono dele.

Se o seu filho não consegue andar ainda e não fez a transição do berço para a cama, não precisa se preocupar. Mas se ele já é livre, móvel e propenso a uma caminhada no meio da noite, dá uma olhada nessas dicas:

Não o acorde: isso pode assustá-lo, então se você o ver fora da cama, apenas o guie gentilmente de volta;

Sem beliches: caso contrário, ele pode cair quando estiver em movimento;

Deixe o caminho livre: antes de colocá-lo na cama, certifique-se de que não há brinquedos ou outros obstáculos no chão em que ele possa tropeçar ou se cortar;

Portão nas escadas: se sua casa tiver mais de um andar, coloque um portão de segurança no topo de qualquer escada;

Bloqueie portas e janelas: para evitar que seu filho saia de casa, certifique-se de trancar todas as portas e janelas.

Como identificar um sonâmbulo  

A maneira mais óbvia de saber se você tem um sonâmbulo em suas mãos é se você o vê andando à noite ou se o encontra acordando em um lugar diferente de onde dormiu. Mas aqui estão alguns outros sinais:

Conversar enquanto dorme;

Parecer tonto;

Ficar desajeitado;

Não responder as perguntas;

Ficar sentado na cama fazendo movimentos repetitivos;

É difícil de acordá-lo.

Leia também:

7 coisas que podem