Doenças alérgicas na primavera: tudo sobre o assunto e como evitar o problema na família

Com a mudança de temperatura, o ar seco e a quantidade de pólens pode aumentar as chances do problema acontecer. Para isso, te contamos algumas dicas de ouro para manter a situação (bem!) longe

Resumo da Notícia

  • Veja como identificar os sintomas de alergia
  • Saiba o que fazer nos casos mais severos
  • Com dicas de ouro, te contamos sete dicas práticas para resolver o problema

Com a chegada da primavera, algumas alergias podem aparecer e os cuidados precisam ser redobrados. A combinação do ar seco com as mudanças repentinas de temperatura podem aumentar a quantidade de pólens e causar o problema em toda a família.

-Publicidade-
A mudança de temperatura pode influenciar no problema (Foto: Shutterstock)

Apesar de parecer simples, a alergia pode ser bastante incomoda. Mas, a boa notícia é que com pequenas mudanças, podemos driblar a situação dentro de casa. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini explica como melhorar o ambiente.

O ar seco influencia nas alergias?

Sim ! “O ar mais seco aumenta as chances de inflamações nas vias respiratórias. Por isso, mantenha os ambientes limpos e arejados ( sem produtos de limpeza com perfumes excessivos, procure os biodegradáveis), pois essa conduta pode auxiliar muito na qualidade de vida de todos na casa, inclusive das crianças que estão em isolamento social neste período”, comenta.

-Publicidade-

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas para ficar de olho são: os espirros frequentes; coceira no nariz, olhos e garganta; tosse constante; chiado no peito; nariz entupido e vermelho.

O que fazer nos quadros mais graves?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças respiratórias atingem cerca de 30% da população mundial. Alexandre Colombini reforça que 10% dos brasileiros apresentam quadros de asma, enquanto outros 30% sofrem com rinite alérgica. Nos casos mais graves de alergia, o otorrino recomenda procurar um profissional para descobrir as possíveis causas.

Veja como ajudar a família (Foto: Getty Images)

Dicas (práticas!) para aliviar o problema em casa

  • Para a limpeza da casa, o recomendado é não deixar o pó ficar suspenso no ar. Para isso, tente usar o aspirador e o pano úmido no chão. Sobre a roupa de cama, o ideal é a troca a cada semana
  • Na casa com animais de estimação, a família pode optar por não manter os pets no mesmo quarto em que o paciente alérgico dorme. Além disso, o tutor pode manter o banho do bicho sempre em dia.
  • Para manter as vias respiratórias e o organismo hidratados, o recomendado é beber ao menos dois litros de água ao dia. Contudo, a boa alimentação também não deve ser deixada de lado, priorizando o consumo de sopas e caldos ricos em verduras e legumes. Para as frutas, invista nas que contêm vitamina C.
  • Pelos menos duas vezes ao dia, faça a limpeza nasal com soro fisiológico. Se tiver ar condicionado em casa, o otorrino recomenda que o uso seja redobrado, pois as vias respiratórias podem ressecar mais rápido.
  • Com o clima seco, é importante que a qualidade do ar seja melhorada. Para isso, tente usar aparelhos próprios ou até mesmo toalhas úmidas e bacias com água.
  • Para os brinquedos de pelúcia, os pais podem optar por mantê-los guardados em embalagens à vácuo depois de higienizados.
  • Manter a higiene pessoal também pode ajudar muito! Lavar as mãos com álcool gel, evitar o contato com a boca, nariz e olhos pode fazer uma baita diferença, pois são a porta de entrada dos vírus e bactérias.

O Prime Day da Amazon está chegando! Nos dias 13 e 14 de outubro, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados, e direito a frete grátis nas compras do site.

-Publicidade-