Saúde

Gabi Brandt amamenta o sobrinho e nós te explicamos os perigos da amamentação cruzada

A família Poncio causou polêmica ao postar a foto da influencer com o João, filho de Sarah

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

Gabi Brandt deu à luz primeiro filho (Foto: reprodução / instagram)

O primeiro filho de Gabi Brandt, fruto do relacionamento com o músico Saulo Pôncio, nasceu nesta sexta-feira, dia 5 de julho. O bebê, que veio ao mundo através de uma cesárea, já voltou para a casa e está sendo mimado por toda a família Poncio. Além de Davi, a casa também tem mais duas crianças: José e João, os dois são sobrinhos de Saulo e filhos de Sarah e Jonathan. Todos moram juntos na mesma casa e são conhecidos na internet por serem muito unidos.

Um caso que aconteceu na segunda-feira, dia 8 de julho, chamou a atenção dos seguidores. Gabi Brandt, esposa de Saulo Pôncio, deu de mamar para o sobrinho. Quem postou a foto foi o sogro, o pastor Márcio, em seu perfil pessoal no Instagram. “Abrindo caminho para o Davi. Além de tia, mamãe de leite”, escreveu no Story. Não demorou muito para vários perfis começarem a questionarem essa atitude. Olha só:

Família Poncio causou polêmica ao postar a foto amamentando o sobrinho (Foto: reprodução / instagram)

Muitos acharam fofo e especial e explicaram que isso era muito comum no passado, já outros não entenderam ou criticaram. Na verdade, o nome disso é amamentação cruzada e pode ser muito perigoso para o bebê. Realmente, antigamente as pessoas tinham suas “amas de leite” e era muito comum isso acontecer, mas hoje a amamentação cruzada é contraindicada pelo Ministério da Saúde e a OMS – Organização Mundial de Saúde e desaconselhada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Isso porque apesar do leite materno ser fonte de nutrientes e o alimento mais completo que o bebê pode e deve receber, muitas doenças também podem ser transmitidas por essa via e a criança ainda não tem anticorpos específicos para conseguir se proteger. Mesmo que a mãe que está amamentando seja superconhecida da família, nesse exemplo a Gabi, ainda assim não é seguro. O leite materno é um alimento altamente rico em anticorpos, vitaminas e próprio para cada bebê. A mãe de um prematuro, por exemplo, terá um leite próprio para um bebê prematuro. O seu reconhece que precisa liberar mais células de defesas para proteger o seu bebê. Cada mãe produz o leite específico para seu filho.

Davi Márcio nasceu na sexta-feira, dia 5 de julho (Foto: reprodução / instagram)

Vale lembrar que isso é totalmente diferente de doação de leite, já que esses que estão nos bancos de leite humano, já que para estarem lá, eles passam por cadastro criterioso para capacitação de doadoras, pelo processo de pasteurização em que se torna livre de qualquer impureza e fica próprio para o consumo sem o risco de transmissão de alguma doença! Por isso, caso você seja uma mãe com leite sobrando e quer ajudar outro bebê, você pode doar seu leite para um BLH (Banco de Leite Humano). É um procedimento simples, eles costumam buscar em casa e isso vai ajudar outras crianças por aí.

Davi Márcio 

Alguém aguenta? (Foto: reprodução / instagram)

Davi foi o nome escolhido em homenagem ao pai de Gabi. Assim como os sobrinhos do cantor, João e José, o garoto também tem o nome composto por “Márcio”, para representar o avô deles, pai de Saulo e Sarah. A ex-participante do programa da MTV “De Férias com o Ex”, já tinha marcado a cesárea, então o parto não foi uma surpresa para a família, mas com certeza uma alegria!

Os seguidores já conheciam o rosto de Davi por causa da ultrassonografia 3D feita pelo casal ainda durante a gestação e provou: é a cara do pai! Ele, inclusive, tem a mesma marca de nascença de Saulo. O bebê mal nasceu e já está fazendo um baita sucesso no Instagram. O perfil já tem quase 800 mil seguidores e já está sendo atualizado com fotos atuais (e muuuuito fofas). Dá uma olhada:

Davi tem a mesma marca de nascença do pai(Foto: reprodução / instagram)

O vídeo da chegada do garoto em casa foi emocionante. Saulo acreditava ter uma filha, Madalena, mas no ano passado descobriu que a menina era fruto de um relacionamento entre a ex-namorada e o cunhado. Foi um baque para a família e Davi veio para provar que tudo dá certo no final!

Leia também: 

Gabi Brandt e Saulo revelam o sexo do bebê e a reação deles não poderia ser mais emocionante

Nasceu! Gabi Brandt dá à luz primeiro filho com Saulo Poncio, vocalista da Um44K 

Gabi Brandt entra na reta final da gravidez e mostra a decoração do quarto do filho