Criança

Terror noturo acontece mais com as crianças, diz pesquisa

A crise geralmente afeta crianças entre 2 e 5 anos

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: Istock)

A parassonia, transtornos comportamentais que ocorrem durante o sono, é um tipo de crise em que crianças, geralmente entre 2 e 5 anos, possuem ataques de gritos e choros de forma incontrolável durante a noite, por exemplo.

A situação costuma assustar o pais, mas não há necessidade de se preocupar. Além disso, a parassonia não precisa ser tratada. “As causas ainda não são conhecidas, mas podem estar relacionadas à um estímulo grande do sistema nervoso central durante o sono, que aconteceria porque as suas células ainda não estão maduras”, explica Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, em entrevista ao Notícias ao Minuto.

Seus filhos podem ficar com uma sensação de abandono nessa fase (Foto: iStock)

 (Foto: iStock)

Então se seu filho passa por isso, fique calmo. Tentar acordá-lo durante o episódio pode assustá-lo, então Renata explica que é importante você estar ciente de que ele poderá gritar, chorar, conversar, se debater, abrir os olhos e até sentar na cama de forma inconsciente, mas conforme ele for crescendo, as crises devem sumir. Caso contrário, entre em contato com um médico.

Problemas como cansaço, estresse, pouco sono, febre, luzes, barulhos, sonambulismo, enxaqueca e problemas respiratórios no sono podem estar relacionados ao transtorno. Evite que isso aconteça criando uma rotina noturna e colocando seu filho para dormir no lugar ideal.

Leia também:

Saiba como identificar se o seu filho é sonâmbulo

7 coisas que podem acontecer quando seu filho vai do berço para a cama

7 frases que as mães em adaptação de sono do bebê não aguentam mais ouvir