Família

Dumbo: figurinista do filme dá detalhes sobre o novo live-action da Disney

"Foi um lindo desafio criar um mundo completamente novo", conta Colleen Atwood

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Colleen Atwood já ganhou quatro Oscars (Foto: Getty Images/Disney)

Quando a Disney lançou, em 1941, o filme Dumbo em animação, mal imaginava que quase 80 anos mais tarde poderia existir uma tecnologia para criar uma versão live-action sobre a clássica história do elefante voador.

Diferentemente do longa original, o novo longa terá humanos como personagens principais. Na trama, Colin Farrell vive Holt, um ex-astro de circo que tem sua vida virada de cabeça para baixo ao voltar da guerra. O dono do circo, Max Medici (Danny DeVito) o coloca para cuidar de um elefante recém-nascido, com orelhas gigantes que chamam a atenção. A história continua quando os filhos de Holt descobrem que o personagem consegue voar, e Vandevere (Michael Keaton) junto com a artista Colette Marchant (Eva Green) resolvem transformar Dumbo em uma verdadeira estrela.

Dirigido por Tim Burton, Dumbo faz parte das tão esperadas versões live-actions de títulos icônicos da Disney, como Aladdin, que estreia em 24 de maio, e O Rei Leão, que chega aos cinemas no dia 18 de julho. Como toda superprodução da Disney, a nova versão será repleta de magia — só pelo trailer, já dá para notar que o filme é um prato cheio para quem ama figurinos.

Uma das melhores figurinistas de Hollywood, a norte-americana Colleen Atwood, mãe de Charlotte e Tracey, foi escolhida por Tim Burton para criar os figurinos dos personagens do filme. Colleen coleciona doze indicações ao Oscar e tem no seu currículo longas como Alice no País das Maravilhas, Animais Fantásticos e Onde Habitam e O Lar das Crianças Peculiares.

(Foto: Getty Images)

Em entrevista à exclusiva à Pais&Filhos, Collen revelou que amava o filme quando era mais nova, com 7 anos na época. “Fiquei muito empolgada quando fui convidada para ser figurinista do filme. É um enorme presente participar de um filme que faz parte da nossa infância”, conta.

Dona de quatro Oscars, Colleen é a figurinista preferida dos cineastas que têm estilos bem autorais, como Tim Burton. Não à toa, o diretor a convidou para participar de outro filme ao lado dele. “Como figurinista, eu tenho meu próprio estilo, mas preciso que me adequar ao roteiro e ideias do diretor. Em um filme como Dumbo, é preciso ir além e criar diversos estilos de figurinos. Tem desde o grupo de figurantes até o personagem principal”, explica.

(Foto: Divulgação/Disney)

Mundo do circo recriado

Para transformar a animação em live-action da forma mais fiel possível ao mundo real, mas sem perder a magia característica das produções da Disney, Colleen buscou ideias e referências de circos reais. “Eu tive inspiração de diversas coisas. Pesquisei circos na Europa, desde os familiares até os maiores, e também em pequenas cidades da América. No filme, temos três ou quatro circos diferentes e cada um deles tem um estilo específico. Foi um lindo desafio criar um mundo completamente novo. É uma combinação muito interessante de estilos e escolhas”, conta a figurinista.

Ao ser questionada sobre qual personagem gostou mais de produzir, Collen revelou que não tem um preferido. “Gosto muito da família do circo e, claro, do Dumbo. Mas nenhum personagem é maior ou melhor que o outro. Todos têm sua importância no filme”.

O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 29 de março, em versões 2D e 3D. “Quando você trabalha tanto em um filme tão grande, é inevitável não ficar animada. Vai ser uma experiência incrível para o público”, conta Collen. Nós não poderíamos estar mais ansiosas pela estreia do filme também! Enquanto março não chega, você pode assistir ao vídeo com cenas inéditas do filme. Olha só:


Leia também:

Ele voa! Novo trailer de ‘Dumbo’ surpreende o público

10 live-actions da Disney incríveis que você não pode perder

17 filmes mais esperados de 2019 que você e seu filho não podem perder