Criança

5 coisas que você deveria ensinar ao seu filho para o bem das meninas

Nunca diga para o seu filho que ele "joga como uma garota"

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

group-of-diverse-young-recreation-soccer-players-picture-id471642572

(Foto: iStock)

Ultimamente têm acontecido muitas conversas sobre a melhor maneira de criar meninas – como ensiná-las a ser seguras, a defender o que querem, a progredir em um mundo dominado por homens. O que raramente vemos é como criar meninos, pois a forma como os pais criam seus filhos determina quem eles serão como homens do futuro.

1. Fazer coisas “como uma garota” não é uma coisa ruim

Nunca diga ao seu filho que jogar, correr ou falar como uma menina é uma coisa ruim. Você pode motivá-lo a jogar “com mais força”, mas se você disser que ele faz algo como uma garota você também está dizendo a ele que as garotas não podem fazer o que os garotos fazem.

2. Além de se comunicar, seus meninos precisam ouvir

Meninos precisam aprender que os argumentos não são sobre estabelecer domínio ou conduzir a conversa. Os argumentos ajudam a criar consenso, fazem as pessoas aprenderem de outras perspectivas e ajudam todos a se tornarem uma equipe melhor. Além disso, aprender cedo que outras pessoas podem ter ideias melhores é uma ótima maneira de se tornar um líder melhor.

3. Dar apoio não significa “resolver o problema”

Os homens gostam de se considerar “solucionadores de problemas”. As mulheres nem sempre precisam disso. Na maioria das vezes, elas estão simplesmente desabafando e são capazes de descobrir a melhor solução por conta própria. Elas só precisam que você escute, a menos que ela te peça ajuda.

4. Nunca a trate de forma diferente na frente dos seus amigos

Isso acontece muito, principalmente na idade dos jovens. O menino é um cavalheiro quando estão a sós, mas é só aparecer os amigos que isso muda completamente, tratando a menina como um objeto. Quando há pouco respeito pelas mulheres nesses círculos, isso reforça como elas são tratadas em geral, as deixando muito magoadas.

5. Nenhuma mulher será perfeita e você também não

Seus garotos verão mulheres perfeitas em videogames, programas de TV e filmes. Eles verão coisas que parecem ser da vida real, mas não são. Como pai, é seu dever ajudá-los a entender a diferença entre fantasia e realidade. Eles precisam saber que as mulheres em suas vidas nem sempre se parecerão ou agirão como os personagens que eles veem. Eles também devem entender que eles não são perfeitos.

Leia também:

6 livros infantis para ensinar a importância dos direitos humanos ao seu filho

6 programações da Netflix para sua filha acreditar que pode tudo!

Poder feminino até na hora de estudar: meninas são mais dedicadas que os meninos na escola

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não