Publicado em 11/10/2023, às 11h00 - Atualizado às 11h31 por Redação Pais&Filhos
Nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina. Essa data surgiu com a campanha “Por Ser Menina” que alertava sobre a realidade a qual muitas garotas são submetidas diariamente em todo o mundo. Segundo um levantamentos do Malala Fund, fundação criada por Malala Yousafzai, cerca de 60 milhões de garotas não têm direito de ir à escola. Outra questão que organizações internacionais procuram alertar diz respeito o questões como estuproe assédio sexual. No Brasil, em 2014, a cada 11 minutos uma denúncia de estupro era feita.
Uma forma de mudar esse quadro de desigualdade é ensinar seus filhos meninos, desde o começo da vida, que as meninas não devem ser desrespeitadas nem injustiçadas. Seu filho será o futuro homem e é muito importante que eles cresçam em um ambiente de respeitomútuo e igualdade. Não é sobre ensinar meninas a se defender, mas sim a meninos como respeitar o sexo oposto. Veja algumas dicas de como ensinar seus filhos o que é igualdade entre meninas e meninos.
Nunca diga ao seu filho que jogar, correr ou falar como uma menina é uma coisa ruim. Você pode motivá-lo a jogar “com mais força”, mas se você disser que ele faz algo como uma garota você também está dizendo a ele que as garotas não podem fazer o que os garotos fazem.
Meninos precisam aprender que os argumentosnão são sobre estabelecer domínio ou conduzir a conversa. Os argumentos ajudam a criar consenso, fazem as pessoas aprenderem de outras perspectivas e ajudam todos a se tornarem uma equipemelhor. Além disso, aprender cedo que outras pessoas podem ter ideias melhores é uma ótima maneira de se tornar um líder melhor.
Os homens gostam de se considerar “solucionadores de problemas”. As mulheres nem sempre precisam disso. Na maioria das vezes, elas estão simplesmente desabafando e são capazes de descobrir a melhor solução por conta própria. Elas só precisam que você escute, a menos que ela te peça ajuda.
Isso acontece muito, principalmente na idade dos jovens. O menino é um cavalheiro quando estão a sós, mas é só aparecer os amigos que isso muda completamente, tratando a menina como um objeto. Quando há pouco respeito pelas mulheres nesses círculos, isso reforça como elas são tratadas em geral, as deixando muito magoadas.
Seus garotos verão mulheres perfeitas em videogames, programas de TV e filmes. Eles verão coisas que parecem ser da vida real, mas não são. Como pai, é seu dever ajudá-los a entender a diferença entre fantasia e realidade. Eles precisam saber que as mulheres em suas vidas nem sempre se parecerão ou agirão como os personagens que eles veem. Eles também devem entender que eles não são perfeitos.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”