Publicado em 02/08/2019, às 11h48 - Atualizado às 11h57 por Redação Pais&Filhos
Ser pai ou mãe pode fazer você se sentir culpado, mas isso não é um problema. Esse sentimento é compartilhado por muita gente em todo o mundo. Se você pesquisar no Google, mais de 70 milhões de respostas aparecerão, o único problema é que lá você ão acha uma resposta baseado em evidências que justifique esse sentimento.
A culpa é um sentimento que aparece quando as ações ou pensamentos não correspondem ao que você espera de si mesmo. Porém, ao mesmo tempo, a culpa aumenta áreas cerebrais envolvidas com a empatia, começamos a ver em perspectiva a outra pessoa, tomando consciência do que está ao nosso redor. A culpa motiva um pedido de desculpa tentando diminuir esse sentimento.
Para os pais, a culpa é um sentimento limitador, é uma barreira para tomada de ações, eles ficam sobrecarregados pela culpa.
Algumas coisas que podem fazer você se sentir culpada:
> Equilibrar a carreira e a família.Uma pesquisa mostrou que as mulheres podem sentir culpa e fracasso por ter níveis baixos de libido e intimidade com seus parceiros após o parto.
> Saúde do bebê. Um exame anual com o pediatra pode ser outra fonte de culpa, ainda mais se descobrem que seu filho pode estar com risco de algum mal que eles poderiam ter controlado, como obesidade infantil;
> Irmãos. Os pais podem se sentir culpados por priorizar uma criança sobre a outra;
> Disciplina. Muitos pais dizem sentir culpa por serem tolerantes demais ou por não terem paciência, ficando nervosos, recorrendo a gritar ou bater;
> Tecno-culpa. Vem com o advento da tecnologia na vida das crianças. Os pais podem sentir culpa por deixarem o uso do telefone no playground por usarem dispositivos eletrônicos para distraírem as crianças.
Mas, por ser comum, há formar de tentar superar essa situação!
> A culpa é normal! Da próxima vez que estiver se sentindo como a pior mãe do mundo, lembre-se: todo pai sente isso às vezes. Talvez você só precise desse incentivo para continuar o dia;
> Deixe de lado a perfeição! Ter expectativas realistas sobre você e seus filhos pode fazer uma grande diferença. No final de um longo dia, lidar com uma criança que se recusa a ir para a camanunca será fácil. Seja realista sobre sua capacidade de resolver todos os problemas tranquilamente. Nem sempre é possível. Ninguém é perfeito. Não você e não seus filhos. E tudo bem.
> Canalize seus sentimentos em ações! A culpa não pode te impedir de tentar começar de novo, de mudar para melhor. A culpa está associada à empatia, deixe essa ideia teincentivar a fazer algo diferente e que ela te motive a mudar o que está fazendo com que você se sinta culpado.
> Procure orientação confiável e fundamentada em evidências! Procure programas que tenham evidências de sua eficácia, incluindo evidências de sucesso científico em obter resposta para a culpa dos pais.
> Crie uma rede de ajuda com outros pais! Você pode construir sua própria rede de encorajamento com outros pais. Compartilhe suas histórias – não apenas os altos, mas também os baixos – e ofereça feedback positivo. E sempre que precisar, lembre-se que sentir-se culpado é parte normal de ser pai ou mãe.
Leia também:
Conheça a história do Guilherme: criança que a Bruna Marquezine irá ajudar
Filha de Robin Williams conta qual foi o conselho mais importante que recebeu do pai
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil