Publicado em 20/08/2019, às 17h06 - Atualizado às 17h14 por Redação Pais&Filhos
É preocupante quando os pais percebem seus filhos são vítimas de bullying, porque a situação afeta a alto estima da criança, além de desencadear outros problemas. Pensando nisso, uma família processou uma escola no interior do Paraná por danos morais e materiais.
De acordo com o portal Bem Paraná, a família alegou que seu filho de 6 anos sofreu agressões físicas e psicológicas durante o primeiro ano do ensino fundamental, praticadas por colegas de sala e equipe do colégio.
Entretanto, apenas a participação de outros alunos foi provada, isentando a participação dos professores. Assim, a escola foi sentenciada por negligência e deverá pagar à família uma indenização de R$ 10 mil, além de R$ 2 mil por danos materiais, devido à gastos com mensalidade durante o período que a criança estudou no local.
A escola teve chance de recorrer a decisão do juizno Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), mas por unanimidade o pedido foi recusado. Após análise do caso, o Desembargador Relator expôs sua decisão:
“Tendo em vista que o ambiente escolar propiciado pela apelante gerou um ambiente propício à troca de agressões e ao bullying sofrido pela parte autora, que até hoje reflete em sua saúde mental, deve a parte ré ser responsabilizada pelos danos sofridos, devendo-se manter a sentença nesse ponto. (…) Trata-se de dano de grande extensão, que atingiu a integridade psíquica do apelado, sua paz interior e desenvolvimento adequado para a idadeque apresentava, seis anos à época dos fatos. Comprometimento que se estende até a atualidade, embora tenha sido minimizado com a mudança de escola.”
Leia também:
Você pode identificar se seu filho está sofrendo bullying e depressão
Estudo mostra que crianças que sofrem bullying têm mais chances de engordar
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho