Gravidez

Dany Bananinha vai ser mãe aos 43 anos: tudo que você precisa saber sobre gravidez tardia

Quais são os riscos e cuidados necessários que você deve ter?

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Dany Bananinha vai ser mãe! (Foto: reprodução/Instagram @bananinhadany)

Aos 43 anos de idade, a atriz Dany Bananinha anunciou sua primeira gestação. Na segunda-feira, 14 de outubro, Dany fez uma publicação no Instagram para dar a notícia aos seguidores. Em uma foto na qual a atriz está ao lado da cadela de estimação, chamada Beatriz, Dany explicou que a gravidez não foi planejada.

“Aos 35 ou 42 minutos do 2º tempo fui escolhida. Assim que me sinto! Não planejei, não desconfiei, pela idade a chance era menor também. Mas Deus é que sabe a nossa hora. Um filho (a) não planejado é um presente inesperado e muito especial. Que venha com muita saúde e se possível com a minha genética”, disse na legenda da publicação.

Dany fez o anúncio pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram @bananinhadany)

Gravidez tardia
Como a própria Dany disse, ela não desconfiou que estava grávida e, até por conta de sua idade, não passava pela sua cabeça que poderia ser possível. De acordo com o Dr. Georges Fassolas, ginecologista e especialista em reprodução humana, é possível que as mulheres engravidem com seus próprios óvulos após os 40 anos de idade.

“As mulheres começam a ter uma diminuição da qualidade ovulatório a partir dos 35 anos, isso se torna mais dramático após os 38 aos 40 anos. Assim, é primordial a adequada avaliação da função ovariana nestas mulheres para se definir as melhores táticas que podem levar à gravidez“, diz e especialista.

Ainda de acordo com o Dr. Georges, é preciso levar algumas coisas em consideração antes de ter um bebê, como situação emocional e financeira. Porém, a idade da mulher também é algo que pode influenciar nessa decisão. “Se o casal ainda não estiver no momento ideal, uma alternativa é o congelamento de óvulos para uma posterior fertilização in vitro“, afirma.

Riscos
Antes de se preocupar, você precisa saber que a gravidez após os 40 anos é uma gravidez como qualquer outra. “Não é a idade da paciente que influencia, mas sim as condições de saúde dela antes de engravidar“, afirma o Dr. Georges. “Quando uma paciente tem 40 anos, mas é saudável, essa gravidez é de menos risco do que a paciente de 25 anos que é hipertensa ou diabética, por exemplo”.

O especialista explica que a gravidez pode fluir bem se a mãe estiver com uma saúde boa antes de engravidar e que, aos 40 anos, é preciso tomar cuidados extras durante o pré-natal, pois existem grandes chances de desenvolver doenças hipertensivas, como diabete gestacional e o risco de um trabalho de parto prematuro.

Quais cuidados você deve ter?
“Durante a gravidez alguns cuidados têm que ser tomados, como fazer um pré-natal com bastante atenção, de forma bastante cuidadosa, redobrar os cuidados principalmente no terceiro trimestre de gravidez“, explica o Dr. Georges.

Ele também enfatiza a importância de um acompanhamento nutricional, praticar exercícios que sejam leves e com profissionais especializados nessa área. “São hábitos que devem ser feitos, na verdade em qualquer mulher, mas principalmente naquelas que engravidam após os 40 anos de idade”, finaliza o ginecologista.

Leia também:

Dany Bananinha anuncia que vai ser mãe aos 43 anos do melhor jeito

Amanda Françozo conta como é difícil ser mãe após os 40 anos

Após sofrer 3 abortos, mãe dá à luz gêmeas aos 50 anos