Criança

Tirar meleca do nariz pode ser mais perigoso do que você imagina, revela estudo

O contato com as vias aéreas pode causar doenças respiratórias; entenda

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Foto: iStock

Dedos nos nariz podem ser prejudiciais à saúde (Foto: iStock)

Tirar meleca do nariz nunca foi algo bem visto na sociedade e muitas vezes esse hábito é repreendido pelos pais logo de cara. Os médicos alertam sobre os riscos que colocar o dedo no nariz pode trazer a saúde do seu filho.

Segundo estudo publicado na revista científica European Respiratory, o hábito pode espalhar pneumococo, uma bactéria perigosa que causa doenças pneumocócicas como infecções nos pulmões e ouvidos, meningite e pneumonia. A contaminação ocorre quando há o contato entre o nariz e as mãos que foram expostas à bactéria. Os pesquisadores descobriram que ela se espalha na mesma proporção, seja em ambiente seco ou úmido, ou se as pessoas esfregam ou cutucam o nariz.

(Foto: Istock)

A contaminação acontece quando há contato entre o nariz e as mãos que foram expostas à bactéria (Foto: Istock)

A pesquisa reforçou que o hábito deve ser proibido pelos pais, pois não é inofensivo como acreditavam. A doença pneumocócica, causada pela bactéria, pode atingir qualquer pessoa, mas idade e algumas condições clínicas podem aumentar a incidência da doença. “Crianças menores de 5 anos (mais ainda as menores de 2 anos), idosos e pessoas com doenças como aids, anemia falciforme, diabetes, asplenia, doença do coração ou do pulmão, são mais propensas a adoecerem de forma grave e até fatal”, informa a Sociedade Brasileira de Imunizações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é responsável por 15% de todas as mortes de crianças nessa faixa etária em todo o mundo, além de ser a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível por vacinas.