Brincadeiras no calor: guia para refrescar e divertir as crianças sem sair de casa

Com a chegada do calor nos últimos tempos no Brasil aqui seguem algumas ideias de como manter as crianças entretidas e frescas sem sair de casa

Resumo da Notícia

  • Com a chegada do calor no Brasil, sem poder sair de casa, é necessário muita criatividade para divertir e refrescar as crianças nesse período
  • Para isso, planejamento e organização são essenciais, sem nunca deixar de lado a criatividade
  • Tente fazer coisas diferentes do dia-a-dia e não tenha medo de se molhar!

O calor chegou, a previsão, segundo o clima tempo, é de no mínimo 30ºC e máxima 44ºC na maioria dos estados do Brasil. Para amenizar a temperatura aqui vão algumas brincadeiras refrescantes para fazer com as crianças – mas pensando na pandemia, todas feitas em casa, claro!

-Publicidade-

Afinal, ficar com as crianças em casa tempo integral se tornou uma realidade e desafiou a criatividade e a didática de muitos pais pelo mundo. Sem ter como sair, a ideia é improvisar um dentro de casa e criar novas memórias e lembranças cheias de alegria para as crianças no próprio quintal.

Faça uma lista de desejos

A primeira função é entender os desejos das crianças, as perguntando o que elas gostariam de fazer, além de você também refletir sobre os interesses dos próprios filhos. Sharon Rowley, do blog “Mãe de Seis”, comentou: “Sentem juntos e pensem no que seria divertido de fazer juntos e metas que vocês querem atingir. Uma boa pergunta para descobrir o interesse da criança seria: ‘se você tivesse que usar uma camiseta com a coisa mais divertida que você fez no calor, o que estaria nela?'”

-Publicidade-
O planejamento é fundamental (Foto: iStock)

Mantenha uma rotina

Se manter fiel aos planos é a primeira parte da realização das tarefas, se chegar o dia sem saber o que será realizado a chance que seja um dia entediante para as crianças é muito grande, e o que poderia ter sido cheio de brincadeiras se torne em um dia cheio de disputas entre irmãos. Stacey Wallenstein, mãe de três revelou que tenta fazer planos para quase todos os dias e até imprime um “calendário do acampamento”.

No entanto, existem pessoas que preferem planejar semanalmente, como Saren Loosli, mãe de cinco, colocando um “tema” por dia, facilitando a execução das atividades. “Nas segundas-feiras focamos em artes e ofícios”, mas pensando no calor, para agregar em todos os planos a “quarta-feira molhada”, que consiste em brincadeiras com água.

Faça arte

Em um bom acampamento não pode faltar arte. Graças ao Pinterest, quando bater a falta de criatividade sempre tem várias ideias e inspirações de projetos divertidos para fazer. E em relação aos materiais, o improviso sempre cai bem! Desde rolos de papeis higiênicos a cascas de ovo quebradas, eles são ótimas telas para as crianças decorarem. Existem tantas coisas que se podem fazer com uma caixa de papelão que geralmente iria ao lixo, é só usar a imaginação. E lembre-se de se você puder, usar a varanda ou o quintal para projetos que fazem bagunça, ou forre o ambiente que você escolher usar! Uma ideia saborosa e revigorante é fazer picolés de frutas, tão simples que as crianças podem até fazer sozinhas!

Use a criatividade com materiais que já tem em casa (Foto: Reprodução/ Getty Images)

Crie um quintal divertido

É sempre bom sair de casa, mas com a quarentena o mais longe que podemos ir é o próprio quintal. Para tirar as crianças dos desenhos nas paredes é sempre um bom investimento comprar algo divertido para colocar no jardim, que atraia os filhos para o lado de fora da casa. Walleinstein, reforçou que a chave é a criatividade. “É sobre usar a imaginação e usar objetos que você até já tenha, seja frisbee, bambolê, pular corda, correr ao redor de cones… Alguns nem precisam de materiais, como uma corrida de três pernas, ou andar como um carangueijo”.

Boliche (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Saia das telas

Uma das maiores dificuldades hoje em dia é tirar as crianças do celular, da televisão ou tablet. Segundo Loosli, o truque é estabelecer um horário para os filhos jogarem vídeo-games e ficarem nas telas e nas demais horas fazer tantas brincadeiras para que elas nem sintam falta. O ponto não é proibir, mas sim quando for para usar as telas fazer um evento especial, para fugir da rotina, como montar um projetor na parede da sala, com a participação de toda a família. Pode até ser uma noite de cinema, que ao mesmo tempo que é divertida também pode ser educativa.

Fuja das telas e crie eventos inesquecíveis para as crianças (Foto: Getty Images)

Não tenha medo de se molhar!

Prepare-se para ficar encharcado, para diminuir a sensação de calor dos filhos o melhor jeito é se divertir com a água. O que pode ser muito simples, um banho de mangueira, por exemplo, já seria uma variação divertida para abaixar a temperatura das crianças e até montar um escorregador inflável. “Brincar com água pode salvar a sua sanidade quando os filhos já estiverem entediados. Os meus passam horas brincando no escorregador”, constatou Rowley. Uma ideia divertida e que dá pra fazer dentro de casa fazer um concurso de camisetas congeladas e faça uma corrida de quem consegue colocar a camiseta primeiro.

(Foto: Parents)

Ideas de brincadeiras no quintal de casa – com os bebês

1. Faça um piquenique no café da manhã

Evite o sol quente do meio-dia e coloque uma canga ou toalha no quintal antes das 10h. Quando você estiver com tudo pronto, deite-se com seu filho e aproveite esse tempo com ele. Que tal observar as nuvens mudarem de forma?

2. Traga a banheira do bebê

Uma piscina infantil parecerá olímpica para o tamanho dele, então encha uma banheira infantil com água suficiente para que ele possa se molhar e brincar.

3. Ligue a mangueira

Vá para o quintal e leve o bebê com você. Posicione a mangueira em um espaço que possa ser molhado e seja seguro, para evitar que alguém escorregue. Deixe que seu filho segure a mangueira e divirtam-se!

4. Faça bolhas de sabão
Essa é clássica, mas faz qualquer criança ficar alucinada. Com uma mistura básica de água e detergente, use um canudo para que você possa fazer as bolhas.

Ideas de brincadeiras no quintal de casa – com os mais velhos

1. Pinhata de balões

Encha balões grandes com água, dê um nó e depois use um uma corda curta para amarrá-los em galhos de árvores ou um varal, sugere Michelle Bachman, da empresa de planejamento de festas. Então, entregue algum bastão para as crianças e reveze entre quem será a vendada que terá que acertar o balão e fazê-lo estourar.

2. Guerra de balões d’água

Encha balões de água e divida-os entre dois baldes. Crie duas equipes com as crianças e comece uma espécie de “queimada”, mas dessa vez com balões de água. Quando estourarem, refrescam quem estiver por perto!

(Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

3. Corrida maluca de balões

Encha os balões com água, divida as crianças em dois grupos e coloque duas cadeiras, uma para cada equipe, e uma de cada lado. Em seguida, peça para uma pessoa pegar um balão, correr para a cadeira e sentar em cima dele até ele estourar! Depois, a criança volta e outra inicia. Vence a equipe que estourar mais balões.

4. Brincadeiras ao ar livre

Nova descoberta: desenhe com giz-de-cera na calçada e depois molhe para ficar parecendo com tinta de aquarela. Na sequência, convide as crianças para pintarem diversos círculos e dê um pincel molhado para a experiência ficar ainda melhor!

-Publicidade-