Família

Dois em cada três brasileiros concordam com fechamento de escolas durante pandemia da Covid-19

Os brasileiros concordam com o fechamento das escolas - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/12/2020, às 14h35 - Atualizado às 14h35 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e publicada na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, na Folha de São Paulo, mostra que a decisão do fechamento de escolas foi aprovada pela maior parte dos brasileiros.

Os brasileiros concordam com o fechamento das escolas (Foto: Getty Images)

Entre as 2.016 pessoas que responderam a pesquisa, 66% foram favoráveis à decisão. O valor também apresentou variação em relação ao do gênero: enquanto 71% das mulheres disseram defender o fechamento das escolas, o número entre os homens foi de 59%.

Além disso, a restrição imposta aos bares, lojas e restaurantes durante o final do ano também recebeu o apoio da população. O levantamento Datafolha foi feito entre 8 e 10 de dezembro em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Escolas em São Paulo irão reabrir mesmo se quadro de coronavírus piorar

Nesta quinta-feira (17), João Doria, Governador do Estado de São Paulo, fez uma coletiva de imprensa para discutir o Plano São Paulo, que inclui a volta às aulas e início da vacinação.

João Doria disse que é um momento de cautela e cuidado nas comemorações de fim de ano, Natal e Ano Novo. “Só teremos a normalidade com as vacinas, que devidamente autorizadas pela Anvisa, poderão contribuir com a imunização dos brasileiros”, começou explicando.

São Paulo começará a vacinar em 25 de janeiro. “Nós não podemos ignorar o senso de urgência em meio a uma pandemia“, justificou. Ele afirmou que o Brasil precisa de todas as doses de todas as vacinas.

“O Governo do Estado de SP irá receber amanhã (sexta-feira) 2 milhões de doses da vacina contra covid-19, produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac”, informou. Ele disse que é a maior carga já desembarcada no continente e continuou: “Ao longo da semana, continuaremos a receber os insumos para que o Butantan continue a produzir mais vacinas para atender mais brasileiros”.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, comentou sobre a decisão e acrescentou: “Chegarão outros embarques até o final de ano, de forma que no dia 15 de janeiro teremos 9 milhões de doses prontas para uso”. Ele fez um pedido para que as autoridades federais autorizem a imunização: “Nesse momento, a vacina não pode ficar na prateleira, mas tem que ir pro braço dos brasileiros”.

O Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, completou: “Enquanto não tivermos as vacinas, não teremos o novo normal, por isso é importante continuar seguindo as recomendações de saúde“. Ele reforçou que é necessário ser rápido para proteger a população, mas enquanto isso é preciso sair com cautela e apenas quando for necessário.

Volta às aulas

A segunda notícia foi sobre a educação: “São Paulo mantém a volta às aulas presenciais para o ano letivo de 2021”, começou, “O Governo de São Paulo terá o retorno gradual. O decreto será assinado por mim hoje e será publicado amanhã”.

“O retorno acontecerá de forma regionalizada. A decisão para manter escolas abertas é embasada em experiências internacionais e nacionais que tem por objetivo garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários da rede pública e privada”, contou.

O Secretário da Educação comentou que a decisão foi tomada após discussão com profissionais de diferentes áreas: “Está na hora de priorizar a educação, mas protegendo o vírus. Cada vez mais o ambiente da escola é seguro. Estar na rua, bar, comércios é de maior risco para os pacientes”.

A abertura foi aplicada desde o dia 8 de setembro. “Nós não tivemos nenhum caso de infecção por conta da escola”, justificou. Ele disse que as escolas estão sendo preparadas, e o Estado já cedeu termômetros, máscaras, álcool gel e equipamentos de higiene para enfrentamento à covid-19.

“Não ter a escola funcionando está trazendo prejuízos imensuráveis, principalmente na primeira infância. Estamos autorizando a reabertura das escolas com até 35% da educação básica, mesmo na bandeira laranja ou vermelha”, disse, e comentou que a porcentagem vai se alterando de acordo com a bandeira atual.

Luciana Becker, médica infectologista, continuou assegurando a decisão, embasada na conversa com muitos profissionais da área da saúde. “As crianças se infectam de 2 a 5 vezes menos que os adultos. A grande maioria das crianças são assintomáticas ou tem sintomas leves, por isso transmitem menos, dessa forma a escola pode ser segura para todos”, afirmou.

Na última semana

Na última segunda-feira (14), João Doria fez outra coletiva para falar sobre a vacina dizendo que iria concluir os estudos da CoronaVac, em fase 3, além de solicitar o registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira, 23 de dezembro.

“Os cientistas do Butantan e do laboratório Sinovac, de Pequim, decidiram atender a recomendação do Comitê Científico Internacional e concluir os estudos finais da fase 3 da vacina do Butantannesta semana”, explicou Doria.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan explicou ainda sobre a decisão: “Tomamos a decisão do submeter o registro final e não os estudos intermediários. Atingimos a meta do estudo e por isso ele pode ser concluído. Esperamos que haja esse registro o mais rápido possível”.

Na altura, o Governador de São Paulo afirmou que registrar a vacina com o estudo conclusivo permitirá maior confiabilidade na análise da eficácia da vacina, além de conquistar o registro definitivo em vários países do mundo.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar