Bebês

Estudo defende que bebês que acordam durante a noite são mais inteligentes

Crianças precisam dormir - Gety Images
Gety Images

Publicado em 02/08/2019, às 11h03 - Atualizado em 26/05/2020, às 09h47 por Redação Pais&Filhos


Crianças precisam dormir (Foto: Gety Images)

Quando chega a noite tudo o que você mais que é dormirhoras interruptas, né? Mas essa pesquisa vai fazer você olhar com outros olhos para o seu filhoque fica acordando durante a madrugada. O professor Peter Fleming, que trabalha em saúde infantil e psicologia do desenvolvimento na Universidade de Bristol, revela o porquê.

De acordo com o novo estudo da Universidade de Bristol, existe uma relação entre os altos níveis de desenvolvimento e a capacidade intelectualcom o fato dos bebês não dormirem durante uma noite toda. Isso pode estar ligado ao fato dos bebêsserem mais espertos.

O professorexplicou que não há nada de errado em seu filho acordar diversas vezes a noite: “Biologicamente, isso é uma grande vantagem, porque eles terão mais atenção de seus dois principais cuidadores naquela hora do dia do que em qualquer outro, porque há menos distrações”.

Fleming relatou ao portal Buzzfeed dos Estados Unidos que é normal os pequenos não dormirem a noite toda. “Bebês humanos não foram feitos para dormirem a noite toda. E não existe evidências de que há benefícios em ter uma criança que dorme a noite toda. Acho que não é isso que os pais queriam ouvir”, afirmou Fleming em entrevista ao Buzzfeed.

Já o professor de psicologia da Universidade de Notre Dame nos Estados Unidos, Darcia F. Narvaez, observou que os bebês que não dormem a noite toda têm “maior empatia e maior consciência e uma pesquisatambém apontou que eles têm maior habilidade cognitiva e menos chances de desenvolver depressão”.

3 conselhos de um pediatra para melhorar o sono do seu filho

Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e nosso megaconsultor, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Esse mês ele veio tirar todas as dúvidas sobre o sono dos bebês.

A queixa de noite mal dormida é uma das mais comuns no consultório do Dr. Claudio Len. “Gosto muito de orientar os pais sobre o sono dos bebês, pois as informações sobre a biologia desse processo ajudam consideravelmente famílias que passam por essa fase complicada”.

Nesse momento de “desespero”, ele explica que até os 3 meses de vida os bebês funcionam de uma maneira e depois mudam. Primeiro, tenha certeza de que seu filho não está com fome. Afinal, ninguém dorme bem de estômago vazio.

Em segundo lugar, as ondas cerebrais de sono são mais curtas nos bebês, e eles alternam mais os períodos de sono e vigília do que as crianças mais velhas. Ou seja, a fisiologia do sono dele deve ser respeitada antes de qualquer orientação.

Além disso, vale a pena citar que o desenvolvimento cognitivo dos bebês está relacionado com a troca de estímulos com os pais. Eles aprendem através da troca constante. Portanto, deixar o bebê chorando por horas seguidas não é uma boa opção. Entre outras orientações, costumo recomendar que deixem os filhos no berço por 10 minutos no máximo antes de pegá-los no colo ao longo da madrugada, para que o hábito de sono seja estabelecido de maneira fisiológica.

Acredito que pais bem orientados por profissionais sobre as características do sono conseguem seguir com maior tranquilidade dicas positivas capazes de aumentar os períodos de sono ao longo do tempo. Estas orientações são baseadas em hábitos saudáveis, que comentarei na conversa com os leitores.

Minhas filhas gêmeas de 8 meses não dormem nem de dia nem de noite. O que eu faço? – Graziela Prezzi, mãe de Helena e Maria Luíza.
Depois de passar pelo seu pediatra e levar em consideração as dicas acima, recomendo hábitos bem regulares, tendo em mente que nesta idade os bebês dormem entre 11 e 13 horas. Aconselho basear-se em 4 “mandamentos” simples: 1. não deixe que cochilem depois das 16h e evite que durmam até a hora certa; 2. mantenha a casa tranquila a partir das 18h; 3. estipule horário de dormir (entre 20 e 21 horas) e evite ninar neste momento; 4. evite interagir durante a noite e levá-las ao seu quarto.

Minha bebê tem 9 meses e dorme das 23h às 2h. O que posso fazer para ela dormir a noite toda, já que ela pega no sono tarde? – Juliana Xavier, mãe de Antonella.
Também recomendo uma mudança de hábito. O ideal é que ela vá dormir entre 20h e 21h, no máximo. Você até pode dar de mamar por volta da meia-noite, mas sem interagir. Caso ela acorde antes das 6h, aconselho deixá-la no berço de 5 a 10 minutos sem ir até lá. Caso o choropersista, entre no quarto e pegue ela no colo, mas sem se comunicar muito (nunca dê de mamar nessa hora). Depois de 4 minutos coloque-a novamente no berço e faça essa “operação” repetitivamente. Costuma dar certo em poucos dias.

Meu bebê recém-nascido chora demais para dormir e é muito agitado durante a noite. Estou tentando criar uma rotina de sono, mas está difícil. Você tem alguma dica? – Mariana Silva, mãe de Enzo.
É preciso ter muita paciência nessa hora, pois muitos bebês só conseguem dormir durante 6 horas seguidas ou mais depois dos 4 meses. É fundamental que o seu filho esteja mamando bem e ganhando peso adequadamente. Dito isso, recomendo que você tente os 4 “mandamentos” que expliquei anteriormente. Ressalto que algumas mudanças na rotina, como viagens ou a volta da mãe ao trabalho, podem desregular o sono. Nesse caso, pode levar até 3 semanas para voltar à rotina.

Leia também:

Estudo comprova que o sono dos pais só volta ao normal após 6 anos do nascimento do filho

Aprenda um simples ritual para fazer seu bebê voltar a dormir sozinho

Colocar os filhos para dormir cedo melhora diretamente sua saúde; entenda


Palavras-chave
Bebêpfnoinsta

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Menino separa frango da merenda para a mãe - (Foto: Reprodução)

Família

Menino separa frango da merenda da escola para levar para casa: “Para a mamãe”

Bruna Marquezine e João Guilherme em montagem - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Fãs comemoram 'namoro' de Bruna Marquezine e João Guilherme: "Nova nora do Leonardo"