Família

Pesquisa comprova que ter um cachorro faz você viver mais

Além de uma vida menos estressada, o amigo de 4 patas faz bem para a saúde física também

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Cachorros podem ser a melhor companhia para os seus filhos (Foto: iStock)

Cachorros podem ser a melhor companhia para os seus filhos (Foto: iStock)

*por Rhaisa Gaz Trombini, filha de Edileyne e Geraldo

Ter um cachorro ao seu lado é uma grande responsabilidade, e é exatamente esse compromisso com seu pet faz você ter uma vida mais longa. Já foi provado que ter um animal em casa faz você ter um corpo até dez anos mais jovem, menores níveis de estresse e menos chances de ficarem resfriados, além de diminuir a pressão arterial, levando a menos problemas cardíacos. Levar ele para passear na vizinhança, brincar e cuidar faz os donos se exercitarem mais e, de quebra, ficarem menos deprimidos.

Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia deixaram essa notícia muito melhor! Além de melhor qualidade de vida, ter um cachorro implica em uma chance de morrer 33% menor. O estudo durou 12 anos e foi feito com 3,4 milhões de suecos. Foram analisados o histórico médico, estado civil e se conviviam ou não com um cachorro. Pessoas com animais morrem menos de causas naturais e tem 11% menos chance de falecer por causa de problemas no coração.

(Foto: iStock)

O estudo durou 12 anos (Foto: iStock)

De acordo com Mwenya Mubanga, um dos autores do estudo, “solitários têm maior risco natural de problemas cardiovasculares e morte”, explicou em entrevista à Bloomberg. “Ao que parece, os cães são verdadeiros membros da família para os solteiros”.