Família

6 da tarde é o momento mais importante do dia para o casal, diz terapeuta

Você e seu parceiro estão tentando uma forma de se reconectar?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

Se reconectar com seu parceiro no final do dia é importante para o relacionamento. (Foto: iStock)

A terapeuta Daphne de Marneffe – Ph.D., psicóloga em São Francisco, Califórnia – contou recentemente a experiência de ajudar um casal que se sentia afastado. Sam e Rhonda, ambos na faixa dos 30 anos, estavam ocupados criando 2 meninos, de 3 e 5 anos, e cuidado do pai doente de Sam.

“No minuto em que Sam entra na porta no final do dia, eu começo a reclamar mentalmente e não consigo parar!”, Rhonda disse logo na primeira sessão. Sam entrou na conversa dizendo que “Eu posso ver que ela não está tão feliz em me ver, então eu entro no computador e tento ficar fora do caminho dela”.

Quando você tem uma família, um dos momentos mais esperados é o reencontro no final do dia. Rhonda e Sam não sabiam quando a distância entre eles tinha começado a crescer e como remediá-la. No entanto, a “reconexão” é algo fundamental para os casais.

Durante a maior parte da história humana, a vida familiar foi orientada em torno do dia e da noite e nós nos acostumamos a desenvolver rituais para marcá-los. Quando se trata de nossos filhos, intuitivamente compreendemos a necessidade de rituais e rotinas. Colocamos muito tempo e esforço em ajudá-los a se adaptarem à essas rotinas.

Mas com nossos parceiros, costumamos adaptar nosso sistema e entrar em sincronia através do contato físico e emocional. Isso pode nos fazer sentir melhor pelo resto de nossas vidas. Confira alguns passos para se reaproximar de seu parceiro ao final de todos os dias.

(Foto: Reprodução)

É preciso que ambos conversem para se entenderem e melhorarem o relacionamento (Foto: Reprodução)

Encontre um momento para compartilhar seus pensamentos
Converse com o seu parceiro sobre o que está funcionando e o que não está. Estabeleça uma rotina diferente para ambos, como um agendamento de quem-faz-o-que cada noite da semana. Isso pode ajudar a esclarecer ambas as expectativas e evitar atritos.

Faça contato visual e físico
Diga algo carinhoso como “é bom ver você”, mesmo que vocês estejam com algum desentendimento. Os casais mais aflitos não se esforçam para cumprimentar um ao outro, e não cumprimentam um ao outro e agravam seus problemas.

Tire um tempo para você
Todos nós precisamos de um “tempo sozinho” para relaxarmos e esfriarmos a cabeça. Talvez vocês estejam confusos com as tensões do relacionamento. Tentem tirar uma folga de 3 dias de suas rotinas e dediquem-se um ao outro. O diálogo é a base de qualquer relacionamento.

Ao final da terapia, Daphne conta que Rhonda percebeu que ela tinha pensamentos críticos sobre Sam quando se sentia deixada de lado. Uma vez que ele entendeu isso, ele tentou expressar mais interesse e carinho, o que tornou Rhonda menos crítica. Você pode descobrir, como Sam e Rhonda, que mudanças sutis podem levar a resultados felizes.

Leia também:

A importância de um ritual do sono para o bebê.

Sabrina Sato vai guardar o cordão umbilical da filha e explicamos o motivo.

13 fotos que vão fazer você repensar o significado de gratidão.